A unidade de Nova Iguaçu da Unigranrio-Afya vai realizar um evento em celebração à Luta Antimanicomial no Brasil. No dia 30 de maio, o 1º Seminário de Psicologia da Unigranrio trará encontros que abordarão temas da psicologia contemporânea brasileira como violência de gênero, racismo e a situação dos hospitais psiquiátricos brasileiros. O evento é gratuito e contará com rodas de conversa, projeção de filmes, oficina de pinturas e palestrantes de renome nacional.
O superintendente de direitos humanos de Nova Iguaçu, Kléber Luiz Alves dos Santos, juntamente com Suely, usuária da rede de saúde mental e Thiago Luiz , do Núcleo de Apoio à Saúde da Família de Nova Iguaçu vão inaugurar o seminário com a palestra “Saúde Mental e Racismo: Impacto na subjetividade da população negra”. O encontro pretende evidenciar os impactos da discriminação racial no âmbito psicológico e trazer reflexões sobre o problema na cidade de Nova Iguaçu.
A valorização da arte como método terapêutico também será uma das pautas do seminário. Haverá exposições de artes disponíveis por todo o campus para visitação durante o dia, além de oficinas gratuitas de artes e pinturas que serão ministradas no período da tarde. O documentário “Em nome da razão”, sobre o cotidiano de pacientes internados no Hospital Colônia de Barbacena, será exibido no auditório.
À noite, a psicóloga Mônica Sampaio, coordenadora do Centro Especializado de Atendimento à Mulher da cidade de Japeri, e a professora Juliana Gomes, trabalhadora do SUAS, fecham o seminário com a palestra “Violência doméstica, saúde mental e direitos humanos: desafios para a psicologia na contemporaneidade”.
Programação:
Palestra: Saúde Mental e Racismo: Impacto na subjetividade da população negra
9:30h às 11h30
Oficina de artes e pintura
13:30h às 15h
Oficina de relaxamento
17h às 18h
Projeção do documentário: Em nome da razão
18h às 19h
Palestra: Violência doméstica, saúde mental e direitos humanos: desafios para a psicologia na contemporaneidade
19:30h às 21h