Os cariocas acabam de ganhar uma nova opção “histórica” de point gastronômico: O Nórdico Steakhouse. Com 900m2 e capacidade para 600 pessoas, a casa, que terá temática viking, será decorada com escudos, flâmulas, espadas, machados, além da réplica exclusiva de um barco viking – um espaço instagramável para o público criar uma experiência inesquecível. No menu, pratos que misturam o rudimentar, o clássico e contemporâneo da culinária nórdica. Os garçons também entram na brincadeira, com trajes temáticos da época e, para criar uma experiência ainda mais real, dois personagens a caráter estarão no ambiente para interagir com o público e tirar fotos – um guerreiro e uma guerreira viking.
O menu, sob comando do chef Ricardo Peneiras, fará alusão ao mundo viking, com pratos batizados em homenagem à época, uma forma lúdica de levar um pouco da história da casa ao público. No Bar, o cliente encontrará vários drinks tradicionais e autorais com o Hidromel – a bebida mais antiga do mundo. As receitas selecionadas foram pura inspiração – ervas variadas, muita carne de caça, peru, frutos do mar, entre outros – comida dos nórdicos que eram “abastados”. Daí a ideia dos nomes das carnes nobres e burgers inspirados em personagens medievais – como o Midgard (porção com 12 sobreasas de frango marinadas na cerveja, levemente apimentadas e empanadas com farinha panko. Acompanha molho barbecue e flash, molho exclusivo do espaço) e o Biff Tartar (Steak tartar) – cubos de filé mignon temperado com mix de especiarias e chips de banana da terra (R$39).
Também ganha destaque o prato The Yonger (180g de lombo de salmão grelhado com generosa crosta de chia, servido com arroz negro, mix de folhas crocantes e e lascas de parmesão (R$59), além do Stekt Fisk (Filé de tilápia grelhado, farofa de semente de girassol e abóbora torrada com purê de banana da terra – R$48).
As sobremesas também prometem te levar à algum lugar do passado: como o Crumble de maçã Nórdico: cubos de maçã flambados no vinho do porto e melado de cana, servido com uma generosa crosta de nozes e sorvete de canela (R$30,90), e ainda o Barco Viking (mix de sorvetes exóticos, duas fatias de bananas crocantes, generosa calda de frutas e espuma de chantilly – R$38,90).
A carta de drinks é uma atração à parte – a estrela será o hidromel, bebida alcoólica cujos açúcares fermentados provêm do mel. “É a bebida mais antiga do mundo, que várias civilizações primitivas tiveram contato. Mas os vikings, por serem a última dessas civilizações, ficaram com o fama de serem os criadores da bebida” – conta o barman Luís Fernando.
A carta conta com divertidas e inspiradoras criações baseadas nas lendas nórdicas: como o Thryr Tonic (vodka infusionada com bacon, soda de manjericão, xarope de maçã verde, blueberry, espuma de gengibre e raspas de limão siciliano e o Ragnarok (gin infusionado com cascas cítricas, hidromel com especiarias, bitter campari, laranja no copo defumado com canela).
No telão, com 30m2, também está prevista a transmissão de jogos de futebol nas quartas e domingos, além de jogos de salão, como Dardo e Sinuca. Os aniversariantes ganharão um Parabéns temático, além de encenações relâmpago protagonizadas pelos personagens, com simulações de batalhas com direito a trilha sonora e participação do público.
Devido ao período de pandemia, a casa inicialmente funcionará com capacidade reduzida, mantendo o distanciamento social permitido entre as mesas e haverá totens de álcool gel no local.
Em alta:
Presente em jogos como World of Warcraft” e “Ragnarök, a mitologia nórdica gerou, também, uma série televisiva. Criada em 2013 para o canal History, “Vikings” narra a saga do herói Ragnar Lothbrok e está disponível na Netflix, em sua sexta temporada recém-lançada.
Serviço:
O Nórdico Steakhouse
Avenida Olegário Maciel, 539 – Barra da Tijuca
Tel: (21) 2493-6512
Instagram: @onordicosteakhouse