Dois jovens foram mortos, no começo da tarde da última terça-feira, durante uma operação da Polícia Militar na Rua Doutor Pericles, na comunidade Santo Cristo, na Engenhoca, em Niterói, na Região Metropolitana do Rio. Entre as vítimas está um rapaz de apenas de 15 anos, e um segundo, de 19, que, de acordo com a família, tinha necessidades especiais e catava materiais recicláveis no momento do confronto. Parentes dos dois mortos afirmam que eles eram inocentes e cobram justiça. A Polícia Militar informou ter aberto um Inquérito Policial Militar (IPM) para apurar a ação.
Na manhã de ontem, muito abalados, parentes de Gabriel Machado Estevão, que tinha deficiências psico-motoras, e do menor Jefferson Bispo da Silva Freitas, estiveram no Instituto Médico Legal (IML) do Barreto, também em Niterói, para liberarem os corpos.
“(Era pouco depois de 12h30) quando eu estava dentro de casa e notei que os policiais passaram correndo e em seguida escutei os tiros. Em seguida, ficamos sabendo que dois jovens estavam baleados. Então, eu saí para ir atrás do meu irmão e fui avisada que ele estava caído”, lembra a dona de casa Jaqueline Teresa Machado, de 28 anos, irmã de Gabriel, que era conhecido na comunidade como Zulu.
Familiares do rapaz lembraram que, no momento da operação policial, as ruas do bairro estavam cheias de moradores. Como fazia todos os dias, Zulu teria saído de casa pouco depois das 6h com um carrinho de mão e percorrido a comunidade em busca de latinhas, papéis velhos e garrafas de plástico.
PM abre inquérito para apurar o caso
Procurada, a Polícia Militar disse que abriu um Inquérito Policial Militar (IPM) para apurar o que aconteceu no local. O 12º BPM (Niterói) ficará responsável pela apuração. É o mesmo batalhão que estava na operação que culminou nas duas mortes.
Ainda de acordo com a corporação, agentes “estavam em patrulhamento pela comunidade Santo Cristo, no bairro Engenhoca, no município de Niterói, quando foram atacados por disparos de arma de fogo e ocorreu reação. Após cessar o confronto, dois indivíduos foram encontrados feridos e houve apreensão de uma pistola com ‘kit rajada’, uma granada, 163 trouxinhas de maconha e 196 pinos de cocaína”.
A PM não explicou com quem a arma, o explosivo e as drogas foram encontrados. Ainda segundo a assessoria de imprensa da Polícia Militar, “o Corpo de Bombeiros foi acionado para o socorro dos dois indivíduos. No local, a equipe de bombeiros designada constatou o óbito destes feridos. A perícia foi acionada”.