Agentes da 4ª DP (Praça da República) prenderam, na quarta-feira (25), um homem suspeito de cortar orelhas de cães em Queimados, na Baixada Fluminense. Jefferson Santos de Oliveira confessou cobrar entre R$ 300 e R$ 350 por cada procedimento, além de realizar suturas e “prescrever” medicamentos para cicatrização.
O suspeito revelou ter aprendido a técnica, conhecida como conchectomia, por meio de vídeos na internet e afirmou estar, atualmente, estudando castração através da mesma plataforma.
Seis cães das raças Bulldog Francês, American Bully e Lulu da Pomerânia foram apreendidos. Um dos animais apresentava feridas recentes nas orelhas, consequência da conchectomia. Além disso, os cães estavam confinados em canis pequenos, sem ventilação adequada, água ou alimentos, e sem carteira de vacinação.
Equipamentos cirúrgicos, medicamentos veterinários e materiais de sutura foram apreendidos pela polícia. Diante das condições precárias em que os animais se encontravam, Jefferson foi preso por maus-tratos. Um novo inquérito foi aberto para investigar a prática ilegal da medicina veterinária, uma vez que o suspeito não foi flagrado fazendo os procedimentos no momento da prisão.