Supermercados da Baixada Fluminense são alvos de denúncias nos Procons da região – Povo na Rua
         

Supermercados da Baixada Fluminense são alvos de denúncias nos Procons da região

denuncias procon supermercados

Os supermercados estão entre os principais alvos de denúncias encaminhadas ao Procon Municipal de Nilópolis, autarquia vinculada à Secretaria Municipal de Cidadania e Direitos Humanos, desde o início da pandemia. De acordo com o superintendente do Procon Municipal, Doutor Luis Fabiano, operações de fiscalização vêm sendo realizadas em diversos estabelecimentos para apurar o aumento abusivo de preços nos supermercados e na cadeia de distribuidores e produção por descumprimento da Lei Estadual 8.769/2020.

Ela veda a majoração, sem justa causa, do preço de produtos ou serviços, durante o período em que estiver em vigor o Plano de Contingência do novo coronavírus da Secretaria de Estado de Saúde. “Identificamos que a alta passava a ser generalizada, diferenciando-se dos casos que investigamos e que estavam ligados aos aumentos do frete. Agora, os aumentos estão diretamente ligados à linha produtiva. Produtos aumentam desde o fornecimento na origem e isso provoca inflação na prateleira em momento sensível de nossa sociedade”, diz Luis Fabiano.

Ainda de acordo com o superintendente, o Procon Nilópolis segue monitorando e visitando os supermercados para averiguar as denúncias. O atendimento presencial no local está suspenso desde março e sem previsão de retorno. As reclamações e denúncias devem ser feitas pelo e-mail: procon@nilopolis.rj.gov.br.

Segundo denúncias, a alta dos preços também acontecem em Nova Iguaçu. Quem sente na pele essas variações de preços dos produtos nos supermercados é o povo, que, por necessidade, nada pode fazer para melhorar a situação e acaba ficando de mãos atadas.