Soranz reassume secretaria de Saúde do Rio e se licencia de mandato como deputado federal – Povo na Rua
         

Soranz reassume secretaria de Saúde do Rio e se licencia de mandato como deputado federal

Daniel Soranz está de volta à Secretaria municipal de Saúde do Rio, após deixar cargo para assumir o mandato como deputado federal (PSD-RJ), eleito nas eleições do ano passado. A sua nomeação para o comando da pasta foi publicada na edição desta quinta-feira do Diário Oficial do município e, por conta disso, o parlamentar se licenciou do cargo em Brasília.

De acordo com Soranz, que foi secretário de Saúde após Eduardo Paes assumir a prefeitura, em 2021, ele seguirá acompanhando seus projetos de lei na Câmara e que não há previsão de retorno para o cargo, mas que “quando necessário”, pode voltar a Brasília. A vaga na Câmara será herdada pelo suplente Marcelo Calero, também do PSD.

— O objetivo é avançar na integração entre as redes municipal, estadual e nacional, além de que o SUS (Sistema Único de Saúde) seja a prioridade — justificou Soranz sobre o seu retorno.

Pelas redes sociais, Daniel Soranz agradeceu ao prefeito Eduardo Paes “pela confiança”.

A nomeação para ficar à frente da Secretaria de Saúde acontece duas semanas após o então parlamentar ter feito visitas a hospitais da rede federal no Rio, quando, no último dia 18, mostrou a situação precária de setores de unidades do Instituto Nacional do Câncer (Inca). Na ocasião, ele representava a Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara.

À época, a comissão também relatou centenas de leitos abandonados, salas fechadas, obras inacabadas, déficit de médicos e outros profissionais, além de pacientes fantasmas, como problemas na rede federal de hospitais do Rio.

Daniel Soranz foi secretário municipal de Saúde pela primeira vez entre 2014 e 2016, no segundo mandato de Eduardo Paes. Em 2021, quando Paes reassumiu a prefeitura após derrotar Marcelo Crivella nas eleições do ano anterior, Soranz voltou à pasta da Saúde.