Setembro amarelo: seminário em Petrópolis discute impactos do virtual na saúde mental – Povo na Rua
         

Setembro amarelo: seminário em Petrópolis discute impactos do virtual na saúde mental

Centro Cultural Sesc Quitandinha (CCSQ), em Petrópolis, recebe nesta quarta (18/09) e na quinta-feira (19/09), durante o Setembro Amarelo, campanha mundial de promoção da saúde mental e prevenção ao suicídio, o 3º Seminário Sesc+ Saúde, que vai reunir um seleto time de especialistas em torno dos impactos do virtual na saúde mental. As inscrições gratuitas devem ser feitas, previamente, pelo Sympla.
Na quarta-feira (18/09), o evento iniciará às 9h30 com uma palestra sobre neurociência com Pedro Calabrez, doutor em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Em seguida, a psicóloga Edwiges Parra, especialista em Saúde Mental Digital e professora da Fundação Getúlio Vargas (FGV), vai abordar as relações humanas na era digital. A programação seguirá uma mesa de discussão sobre os laços digitais e seu impacto na saúde mental, com Felipe Fortes, do Núcleo de Estudos da Saúde do Adolescente da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), e Loraine Martins, psiquiatra pela Universidade Federal do Paraná (UFPR).
Já na quinta-feira (19/09), o seminário começará com a gravação do videocast do Sesc+ Saúde com a participação de Marcos Lacerda, mestre em Psicologia Social e dono do canal “Nós da Questão”, que reúne 2 milhões de inscritos no Youtube e vem democratizando a psicologia pela internet. Em seguida, a psicanalista, escritora e apresentadora do SAC das Emoções, do canal GNT, Elisama Santos, e o psicólogo e idealizador da campanha sobre saúde mental “Janeiro Branco”, Leonardo Abrahão, vão discutir como as palavras podem transformar as relações. No mesmo dia, haverá também palestras com o professor de psicologia, Rossandro Klinjey, que vai falar sobre a construção de redes de apoio eficazes, e com Guilhermo Santiago, músico palestrante com formação em neurolinguística que vai abordar formas de perceber a vida de maneira lúdica.
“A importância do cuidado com a saúde mental para a saúde integral será um dos focos centrais do evento, considerando os impactos que o virtual tem tido, levando ao isolamento e ao agravamento de condições de saúde. Esse é um tema crucial nos dias de hoje, em que a saúde mental é fundamental para o bem-estar geral e para a capacidade de enfrentar os desafios diários”, disse o gerente de Saúde do Sesc RJ, Marcus Bezerra.
Nos dois dias do evento, haverá uma visita mediada ao Centro Cultural Sesc Quitandinha, quando o público poderá conhecer, em detalhes, o edifício histórico, que completou 80 anos em 2024, e a elogiada exposição “Dos Brasis – Arte e Pensamento Negro”, considerada a mais abrangente mostra sobre a produção de artistas negros e negras nacional.
Realizado pelo Sesc RJ, o seminário integra o projeto Sesc+ Saúde, que oferece de forma gratuita ou a preços acessíveis, em todo o estado, em unidades fixas e móveis, uma série de atividades e serviços para a saúde com viés multidisciplinar e complementar, com foco no bem-estar físico, mental e social. Saiba mais em sescrio.org.br/saude/sesc-saude.
 
SERVIÇO
3º Seminário Sesc+ Saúde
Dias 18 e 19 de setembro, das 9h às 17h
Centro Cultural Sesc Quitandinha
Endereço: Av. Joaquim Rolla, 2, Quitandinha – Petrópolis/RJ
Inscrições gratuitas pelo Sympla