Os oito jogos da sétima rodada da Taça Waldir Amaral, segundo turno da Série B2 do Campeonato Carioca, que serão disputados hoje, podem começar a desenhar os confrontos das semifinais do torneio. Barra da Tijuca e Pérolas Negras, líder e vice-líder do Grupo A, podem garantir a classificação para a próxima fase com uma vitória simples em seus jogos.
Com dezesseis pontos e cinco vitórias, o Barra da Tijuca não terá vida fácil para garantir a classificação com uma rodada de antecedência. O confronto será contra o Ceres, líder do Grupo B com treze pontos e quatro vitórias. Quem ganhar desse confronto carimba a classificação.
Já o Pérolas Negras, que tem quinze pontos, com cinco vitórias, terá vida bem mais fácil e deve confirmar a classificação, já que enfrenta em casa, no Estádio do Trabalhador, em Resende, o Mesquita, que faz a pior campanha do campeonato, com incríveis zero pontos e vinte e cinco gols negativos de saldo. O time da Baixada Fluminense já está, inclusive, rebaixado.
Vice-líder do Grupo B com onze pontos e três vitórias, o Tigres do Brasil joga fora de casa contra o campeão do primeiro turno, Carapebus, que faz péssima campanha no segundo turno e é sétimo no Grupo A com cinco pontos e apenas uma vitória. O Tigres do Brasil depende de uma vitória e um tropeço do 7 de Abril para garantir a classificação com antecedência.
Em terceiro no Grupo B com dez pontos e três vitórias, o 7 de Abril não terá vida fácil, já que enfrentará um time que vem embalado após uma vitória de 10 a 0. Os donos da casa, Campo Grande, jogam no Ítalo del Cima também de olho na classificação, no Grupo A, pois estão em terceiro com doze pontos e três vitórias.
Quem está mais atrás no Grupo A, com chances remotíssimas de classificação, é a equipe de Queimados, que está em quarto com dez pontos e três vitórias. Para ter uma ideia da missão (quase) impossível, o Queimados teria que torcer por duas derrotas seguidas de Pérolas Negras e Barra da Tijuca nas últimas rodadas.
O adversário do Queimados nesta rodada será o Barcelona, que depois de tomar de 10 a 0 do Campo Grande tenta respirar para fugir da zona de rebaixamento do campeonato. E a tarefa já começa com esse confronto direto, já que uma vitória do Queimados rebaixa o Barcelona. O jogo será o único às 10h, no Joaquim Flores, em Nilópolis.
O Barra Mansa, quarto colocado no Grupo B com sete pontos e duas vitórias ainda nutre o sonho da classificação, mesmo que a missão seja difícil. Para isso tem que começar vencendo o Mageense fora de casa, no Los Larios, em Xerém. Como consolo, o fato de que a equipe da Baixada Fluminense já está eliminada do segundo turno, com nove pontos e três vitórias e dificilmente será rebaixada.
Com a mesma pontuação e o mesmo número de vitórias do Barra Mansa, o Casimiro de Abreu tem saldo pior e por isso está em quinto no Grupo B. O time do Sul Fluminense tem missão ainda mais difícil, mas quer pelo menos fazer a sua parte ao vencer os últimos jogos. Hoje o jogo será fora de casa contra o Itaboraí Profute, que ainda corre risco de rebaixamento, pois tem somente 11 pontos na classificação geral, sendo sete deles conquistados no segundo turno.
A outra equipe com chance de classificação no Grupo B é o CEAC/Araruama, que tem sete pontos e saldo ainda pior do que os de Barra Mansa e Casimiro. Mas pelo menos nessa rodada há uma oportunidade de recuperar o saldo negativo, já que seu adversário, Bela Vista, já está rebaixado para a Série C de 2021.