Senac RJ lança Ensino Técnico Integrado ao Médio para 2025 – Povo na Rua
         

Senac RJ lança Ensino Técnico Integrado ao Médio para 2025

O Consultor de Educação do Senac RJ, Gabriel Chalita (à esquerda), anunciou os cursos inovadores desenvolvidos pela instituição

Foto: Rodrigo Peixoto

Estudantes do Rio de Janeiro em fase de conclusão do 9º ano do ensino fundamental agora ganham nova oportunidade de aliar formações básica e técnica em sala de aula, em um modelo educacional que prima pelo olhar para o futuro. Em 2025, o Senac RJ passará a oferecer o Ensino Técnico Integrado ao Médio (ETIM), que contará com três tipos de cursos — Administração, Multimídia e Inteligência Artificial — voltados às demandas de um mercado de trabalho em constante transformação.

Serão 240 vagas, em quatro Unidades Senac no Rio e em Niterói, e aos interessados a dica é já anotar: as matrículas começam no dia 4 de novembro, presenciais e ocorrerão por ordem de chegada. Antes, no entanto, é necessário fazer um cadastro na landing page Ensino Médio Senac — Senac RJ, onde é possível encontrar o texto do edital em https://www.rj.senac.br/ensino-medio-senac.

O Senac RJ desenvolveu para o ETIM uma modelagem educacional que estimula a atitude empreendedora, a resolução de problemas complexos, análise crítica e o protagonismo dos estudantes. O objetivo é que os jovens possam, nesse processo, ter acesso às ferramentas mais modernas no campo da educação e aos conhecimentos necessários para conduzirem sua própria história.

As aulas ocorrerão de manhã, e todo o material didático será fornecido. O ETIM terá 30 estudantes por turma e 60 vagas por Unidade. Na de Niterói, o curso será de Multimídia. No Centro Politécnico Riachuelo, Administração. Na Cápsula Centro de Inovação e na Unidade Senac Barra da Tijuca, haverá Multimídia e Inteligência Artificial. A formação básica reunirá as competências das áreas do conhecimento da Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio: ciências da natureza e suas tecnologias; linguagens e suas tecnologias; ciências humanas e sociais aplicadas; e matemática e suas tecnologias.

A formação técnica e profissional será realizada junto ao ensino médio: ao fim de cada ano, os estudantes recebem certificações intermediárias, que os habilitam (e qualificam) a realizar atividades profissionais. Na conclusão do 3º ano, eles terão em mãos o diploma de Ensino Técnico Integrado ao Médio.

Os alunos ainda terão a chance de se desenvolverem por meio do Projeto do Ano Letivo e do Projeto de Vida, que irão contextualizar os saberes no novo modelo. No Projeto do Ano Letivo, serão trabalhados os conteúdos da formação básica e da técnica e profissional por meio de dinâmicas de colaboração. Já no Projeto de Vida, as turmas serão desafiadas a elaborarem estratégias e soluções para problemas similares aos encontrados no mercado de trabalho e no seu dia a dia. O ano letivo começa em 10 de março de 2025.