Secretaria de Saúde mantém calendário de desmonte dos hospitais de campanha – Povo na Rua
         

Secretaria de Saúde mantém calendário de desmonte dos hospitais de campanha

Diana Pires

A Secretaria Estadual de Saúde informou que está mantido o calendário da desmobilização dos hospitais de campanha sob sua gestão. Três começarão a ser desmontados hoje: Duque de Caxias e Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, e Friburgo, na Região Serrana. Na quarta da semana que vem (12), será a vez do Maracanã e de São Gonçalo — apesar do que foi determinado pela juíza Neusa Regina Larsen de Alvarenga Leite, da 14ª Vara de Fazenda Pública.

Neste domingo, a magistrada determinou que o Estado não feche as unidades, conforme estabelecido em maio pela 25ª Câmara Civil. O governo espera, até lá, derrubar a decisão. O anúncio do fechamento das unidades foi feito pelo secretário de Estado de Saúde, Alex Bousquet, na sessão da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do Rio do último dia 27. No entanto, a 14ª Vara de Fazenda Pública já havia determinado no dia 17 que o Estado não fechasse as unidades do Maracanã e também de São Gonçalo.

Das sete unidades previstas no acordo firmado entre a Secretaria de Estado de Saúde e a organização social Iabas, apenas as do Maracanã e São Gonçalo foram efetivamente abertas — mas estão vazias. Funcionários contratados pelo Iabas para trabalhar nos hospitais de campanha estão sem pagamento e começaram a receber avisos de demissão enviados pelo Iabas via mensagens de texto.