Apesar da internet já impactar as decisões eleitorais há anos, foi nas eleições para Presidente da República em 2018 que nós tivemos uma prova cabal do poder das redes sociais e dos aplicativos de mensagens em um pleito de votação direta. E neste ano a questão ainda foi potencializada pelo isolamento social causado pela pandemia do covid-19.
A interação das pessoas com aplicativos de mensagens, redes sociais e plataformas de streaming de vídeo aumentou.
E os candidatos a eleição no Vasco perceberam isso e alimentam sua audiência fiel e potencial com muito conteúdo. Mais de um mês antes do pleito, que será realizado em 7 de novembro, os principais concorrentes ao cargo de presidente do Gigante da Colina já haviam feito algumas lives par aumentar o diálogo com os torcedores e aproveitar para medir a audiência, o que não deixa de ser um termômetro de como está a campanha. Nossa equipe de reportagem comparou a primeira live oficial dos três principais candidatos ao pleito, todas feitas entre os dias 20 de setembro e 1º de outubro.
E se depender dessa medição, a temperatura está mais quente para o atual presidente, Alexandre Campello, que concorre à reeleição. A live realizada no dia 28 de setembro no canal Acorda, Vascaínos, na qual o mandatário atual explicou sobre seus projetos, contava até o dia de ontem com 47 mil visualizações.
Já o lançamento da campanha da Sempre Vasco, transmitido em 29 de setembro, com o candidato Julio Brant falando sobre suas estratégias para comandar o cruzmaltino, com a participação de ídolos do clube, conta até agora com o total de 40 mil visualizações.
Já a primeira apresentação de Leven Siano, do projeto Somamos, que agora conta com o apoio do ex-candidato Luís Manuel Fernandes, foi feita uma semana antes e conta, até agora, com 41 mil visualizações no Youtube.
A conclusão nos mostra que a estrada está mais pavimentada para que Alexandre Campello conquiste a reeleição e permaneça no comando colocando o clube nos trilhos. Basta saber se os resultados do campo não vão deixar o mar revolto.