Um novo lote de 444 mil doses da vacina Coronavac, produzida pelo Instituto Butantan, chegou ao Rio. A distribuição começa nesta quarta-feira (17).
Além do Rio, as doses começam a ser distribuídas para os municípios mais próximos – Niterói, São Gonçalo e Maricá – ainda na quarta. Na quinta-feira (18), o imunizante será transportado de helicóptero para as outras cidades do estado.
Além disso, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) vai disponibilizar, também nesta quarta, as primeiras 500 mil doses da vacina Astrazeneca/Oxford, produzida em Manguinhos. Outras 580 mil serão entregues até sexta-feira (19).
A expectativa é que, durante o mês de março, 3,8 milhões de doses sejam produzidas pela Fiocruz.
O Estado do Rio também apresentou formalmente um pedido de compra da vacina russa Sputnik. O imunizante seria comprado com recursos do governo fluminense e entregues ao Ministério da Saúde e distribuídas ao restante do Brasil.
Vacinação retomada no Rio
As novas doses vão permitir a retomada vacinação contra a Covid-19 na cidade do Rio ainda nesta quarta-feira (17). Até sábado (20), idosos de 76 e 75 anos de idade serão imunizados. A novidade é que a partir de quinta-feira (18), homens e mulheres serão imunizados em dias separados.
O anúncio foi feito pelo prefeito Eduardo Paes nesta terça-feira (16).
Veja abaixo como será a vacinação:
- Quarta-feira (17) – repescagem para os idosos com 76 anos e a segunda dose;
- Quinta-feira (18) – somente mulheres de 75 anos;
- Sexta-feira (19) – somente os homens de 75 anos;
- Sábado (20) – todos os idosos de 75 anos.
Em sua postagem, o prefeito disse que a mudança evitará que aconteça aglomerações para as faixas etárias.
“Peço atenção a uma novidade: mulheres serão em um dia e homens em outro. Assim evitamos que todos busquem as unidades no mesmo dia! Esperamos até sexta anunciar as datas da semana que vem. Chegando a vacina, aplicamos logo”, escreveu Paes.
As vacinação no Rio foi interrompida na última quinta-feira (11) por falta de doses.
Nesta terça, a Secretaria Estadual de Saúde anunciou o recebimento de mais 444 mil doses de Coronavac, do Instituto Butantan.