Uma reunião virtual na noite da última terça-feira (27) definiu que em 2021 não vai ter carnaval de rua na cidade do Rio. O encontro contou com representantes dos blocos, da Riotur e de especialistas em saúde e em segurança pública.
Todos concordaram que não seria viável nem seguro realizar um evento do tamanho do carnaval de rua carioca durante a pandemia do coronavírus, doença que já matou mais de 150 mil pessoas no país.
“Realizadores e desfilantes já tinham este posicionamento de que não iam desfilar sem a vacina. O nosso posicionamento é que não tem carnaval em 2021. Vai pular para 2022, e se lá a gente tiver condições de realizar” disse Fabrício Villa Flor, presidente em exercício da Riotur.
Os representantes dos blocos vão pensar em campanhas e alternativas para a festa do ano que vem.
“Podemos trabalhar em uma campanha compartilhada. Podemos trabalhar no campo da prevenção. E, entre nós, grupos de carnaval, pensarmos no que podemos fazer no campo simbólico das lives e outras manifestações”, afirmou Rita Fernandes, presidente da Associação Independente dos Blocos de Carnaval de Rua do Rio de Janeiro.