Rede municipal retomará aulas com professores imunizados contra covid – Povo na Rua
         

Rede municipal retomará aulas com professores imunizados contra covid

Durante coletiva na tarde de hoje, ficou determinado que as aulas presenciais na rede municipal de ensino do Rio vão ser retomadas a partir do dia 24 de fevereiro, para alunos da pré-escola e para o primeiro e o segundo anos do Ensino Fundamental. O anúncio foi feito pelo secretário municipal de Educação Renan Ferreirinha, em coletiva realizada no Palácio da Cidade, em Botafogo.
Os profissionais de Educação do município do Rio serão incluídos na prioridade de vacinação contra a Covid-19, informou nesta quarta-feira a prefeitura. Eles serão imunizados logo após os idosos e pessoas com comorbidades, que são os grupos prioritários para vacinação após os profissionais de Saúde, que já estão recebendo doses das vacinas.
O retorno das atividades nas escolas será escalonado, com a volta das demais séries em um período de duas a três semanas após o dia 24. O turno presencial será só de três horas . A lotação nas turmas será limitada de acordo com o nível de contágio em cada região, divulgado semanalmente pela prefeitura.
Nas regiões com risco moderado, as escolas poderão receber até 75% da capacidade. Com risco alto, o limite será de 50%, percentual que cai para 30% quando o risco for muito alto. Nesses casos, as escolas poderão fazer rodízios entre as turmas, que também terão atividades a distância.
Retorno opcional
Segundo a Secretaria de Educação, nas duas primeiras semanas de fevereiro, além do início das aulas remotas, que se dividem em conteúdos em tempo real e materiais de estudo, as famílias serão chamadas às escolas para uma avaliação da situação de cada uma delas. Nesse período,também serão entregues materiais didáticos que serão usados pelos estudantes.
Renan Ferreirinha explicou ainda que o retorno presencial é opcional, e que as escolas vão definir se adotam o ensino totalmente presencial ou híbrido a partir da demanda e das regras de lotação de acordo com o risco divulgado semanalmente pela prefeitura. Leia a reportagem completa amanhã em Povo na RUA.