Apresentando empreendedorismo por meio da música, jovens participantes do Projeto Decola mostram ideias no evento dos alunos
Protagonizado pelos alunos e já novos empreendedores da turma do Projeto Decola – um dos eixos do Programa Aprendiz Musical, dedicado à formação complementar visando o desenvolvimento emocional e cidadania dos jovens – o evento de encerramento será no próximo dia 14 de novembro, quinta-feira, às 17 horas na Casa Aprendiz.
Um show de talento e criatividade por parte dos jovens, o evento vai expor trabalhos de conclusão de curso, resultante dos aprendizados ao longo do ano no Projeto Decola – que ensinou sobre empreendedorismo e os desafiou a desenvolver ideias que impactassem suas vidas e a vida de outros alunos por meio da música, potencializando suas habilidades e competências.
Após semanas de trabalho e dedicação, eles apresentarão suas ideias em uma amostragem especial, onde vão exibir o protagonismo e a força de suas iniciativas. Será uma oportunidade única para testemunhar o impacto transformador do conhecimento e da música na juventude. Além das apresentações, os alunos receberão certificados e prêmios em reconhecimento ao esforço e talento.
O Prefeito de Niterói, Axel Grael, acompanha o programa desde 2013. “O Aprendiz Musical é um projeto que enche Niterói de orgulho e que nos presenteia ao descobrir talentos. O programa é hoje o maior do país de iniciação musical e motivo de orgulho para nossa cidade que revela cada vez mais talentos e forma cidadãos. A formação complementar proposta pelo projeto Decola é uma importante disciplina para o desenvolvimento emocional e a cidadania dos jovens, integrando um conjunto de formações relacionadas ao programa. Eu acompanho o Aprendiz desde 2013 e, desde então, vejo de perto o trabalho para superar as adversidades e transformar essa iniciativa”, destacou.
Já o Secretário Executivo da Prefeitura de Niterói, André Diniz, informa que o crescimento seguirá em 2025. “O projeto Decola contempla a atuação ampla da formação musical do programa Aprendiz, que vai além do conhecimento técnico e teórico relacionado aos instrumentos musicais e o canto. A partir do conhecimento acerca de ferramentas de educação socioemocional, empreendedorismo e cidadania, ampliamos as habilidades e competências destes jovens para a vida. Esta celebração, que será marcada pela apresentação, coroa este trabalho contínuo, que durou todo esse ano e seguirá em 2025”, diz André.