Projeto de Miniflorestas Urbanas em Macaé começa nesta segunda com plantio no Nupem – Povo na Rua

Projeto de Miniflorestas Urbanas em Macaé começa nesta segunda com plantio no Nupem

Cidade aposta em espaços verdes para combater mudanças climáticas e melhorar qualidade de vida

A Prefeitura de Macaé e o NUPEM UFRJ lançarão na próxima segunda-feira (11) e também na terça-feira (12), o projeto de Miniflorestas Urbanas, no Nupem, coordenado pela Secretaria Municipal de Ambiente e Sustentabilidade. O plantio acontecerá nestas datas a partir das 8 horas dentro do NUPEM .

De acordo com a secretária de Ambiente e Sustentabilidade, Isaura Sales, as principais metas do projeto são promover a restauração da Mata Atlântica em áreas urbanas, aumentar a biodiversidade na cidade, adaptar o município às mudanças climáticas através da absorção de dióxido de carbono, garantindo a melhoria do clima, da qualidade de vida e a saúde do cidadão.

– A nossa motivação para a criação do projeto das miniflorestas urbanas no município partiu da necessidade urgente de adaptar a cidade aos extremos climáticos através do aproveitamento de pequenos espaços urbanos, restaurando o bioma Mata Atlântica – destacou a Coordenadora de Arborização e Paisagismo, Fernanda da Silva Norbert Costa, acrescentando que serão implantadas espécies no Nupem e no Jardim Guanabara.

“Estamos na fase inicial de preparo da área, com limpeza do terreno e abertura de covas para plantio”, esmiuçou o engenheiro Florestal responsável pelo projeto, Oduvaldo Filho, citando que a implantação do projeto piloto no Nupem na forma de experimento científico visa avaliar a efetividade de diferentes metodologias a fim de criar um modelo a ser aplicado nas demais áreas no município, que serão levantadas para implantação do projeto.

As espécies que serão utilizadas na primeira etapa do projeto das miniflorestas urbanas são: ingá, aldrago, tapirira, carrapeta, aroeira, saboneteira, babosa branca, açoita cavalo, babosa branca, crindiúva, camboatá, pau-formiga, mirindiba, jerivá, pau ferro, sibipiruna, eritrina, quaresmeira, aroeira salsa, grumixama e pau d´alho.

Na segunda etapa: pau brasil, jacarandá da bahia, cedro rosa, jussara, jatobá, vinhático, ipê amarelo, ipê roxo, ipê branco, guanandi, ormosia, guapuruvu, embaúba, jequitibárosa.