Diana Pires
Um decreto do governo do estado autoriza a reabertura de cinemas, teatros e casas de espetáculo, desde ontem. Mas as prefeituras da capital e de Niterói, na Região Metropolitana, informaram que não vão seguir o decreto estadual.
De acordo com o governo do estado, o funcionamento e a reabertura de estabelecimentos culturais aconteceriam nas regiões onde é considerado baixo o risco de contaminação: Baía da Ilha Grande, Baixada Litorânea, Metropolitana I, Metropolitana II, Noroeste, Norte e Serrana (bandeira amarela).
A retomada deve ser parcial, com 40% das ocupações ou distanciamento de dois metros entre as pessoas nas salas de cinemas. A flexibilização prevê a reabertura parcial – com um terço das ocupações – nas salas de teatro, salas de concerto, museus e centros culturais no estado do Rio de Janeiro.
No início da semana, a Prefeitura do Rio estendeu por mais 15 dias a Fase 5 de flexibilização, mantendo cinemas, teatros e casas de espetáculo fechadas. A Prefeitura de Niterói disse também que vai adiar a reabertura de cinemas e teatros e casas de show. O município quer consultar uma comissão científica antes de determinar a reabertura dos equipamentos culturais.