A Secretaria Municipal de Transportes, por meio do Comitê Executivo emergencial para readequação das linhas de ônibus da cidade, realizou na madrugada de ontem uma operação nas garagens das empresas com foco nas linhas reclamadas por inoperância e circulação com frota reduzida, que se agravaram durante a pandemia. Segundo a prefeitura, a ação resultou na retomada da operação de 33 linhas regulares.
A ação contou com 11 equipes com cerca de 80 agentes e 17 viaturas, com o apoio da Guarda Municipal, que inspecionaram 10 garagens e reuniram dados para um inventário de situação de veículos que se encontram fora de operação, levantaram informações sobre a composição das equipes que deveriam estar em atividade, e das linhas reclamadas através do canal direto da população com a secretaria, o SMTR com VOCÊ.
A prefeitura informou que os fiscais analisaram a documentação, vistoria, itens de segurança, cumprimento dos protocolos sanitários e o estado de conservação dos coletivos. As garagens inspecionadas foram: Pégaso/Palmares, Jabour, Barra, Redentor/Futuro, Transurb, Real, Braso Lisboa, Nossa Senhora de Lourdes, Pavunense e Vila Real. As equipes documentaram as irregularidades para a devida apuração de responsabilidade junto aos operadores e consórcios.