Prefeitura do Rio apresenta o plano operacional para o Carnaval 2023 – Povo na Rua
banner vacina

Prefeitura do Rio apresenta o plano operacional para o Carnaval 2023

O prefeito Eduardo Paes, o governador Cláudio Castro e o presidente da Riotur, Ronnie Costa, além de representantes de diversos órgãos da Prefeitura do Rio e do Governo do Estado, apresentaram, nesta terça-feira (14/2), no Museu de Arte do Rio (MAR), na Praça Mauá, o plano operacional para o Carnaval 2023 na Marquês de Sapucaí, Nova Intendente, Terreirão do Samba e para os desfiles dos blocos de rua.

– É uma alegria muito grande poder compartilhar com vocês um pouco da grandiosidade dessa festa. Quero destacar duas coisas. Primeiro, o cerco prévio que a Polícia Militar faz tem sido fundamental para a segurança de quem vai se divertir. Isso fez toda a diferença no Réveillon de Copacabana este ano. Segundo, o trabalho excepcional da Comlurb, que tem usado essência de eucalipto na limpeza, deixando um cheiro muito mais agradável do que a urina. São detalhes que fazem uma enorme diferença no impacto que esses eventos provocam na cidade. O Carnaval é a maior manifestação cultural do Brasil e a sua origem nesse formato se dá a partir do Rio se Janeiro. É uma atividade cultural muito importante para nossa cidade e para o estado, também no aspecto econômico. A Riotur e a Fundação João Goulart divulgaram um estudo mostrando o impacto econômico do Carnaval na vida da cidade e do estado. Uma atividade econômica fundamental, que gera muito emprego, traz riqueza. Fica o nosso convite para que todos venham ao Rio de Janeiro – afirmou Eduardo Paes.

– Para que a cidade e o estado cresçam tem de existir um trabalho em parceria, em que estado e município conversem. São ambos querendo fazer mais pelo Carnaval. Todo mundo hoje se sente responsável pelo Carnaval, e quando isso acontece temos essa sinergia que vai fazer, com certeza, que esse seja o maior Carnaval da história do Rio e do Brasil. E o governo do estado não medirá esforços para que seja o Carnaval mais seguro da história. A minha orientação para as polícias Civil e Militar é muito rigor em qualquer denúncia de violência contra a mulher. Seremos extremamente rigorosos e implacáveis para defender as mulheres – disse o governador Cláudio Castro.

Terreirão do Samba

Para o folião que estiver no Rio, não faltarão opções para curtir o período de pré-Carnaval e os dias oficiais da festa. A programação vai além dos blocos e tradicionais desfiles na Marquês de Sapucaí. Na celebração mais democrática da cidade, as atenções também estarão voltadas para o Terreirão do Samba. Os ingressos custam R$ 20.

A programação teve início no fim de semana passado, e os demais shows serão nos dias 17/2 (sexta de Carnaval), 18 (sábado), 19 (domingo), 20 (segunda) e 21 (terça-feira). A última sequência de apresentações será na sexta-feira pós-carnaval (dia 24) e no sábado do Desfile das Campeãs (dia 25).

O esquema de infraestrutura montado especialmente para os shows inclui a instalação de dois postos médicos, com uma ambulância em cada posto; 28 quiosques de venda de bebida e comida; e 65 banheiros químicos. A segurança externa será feita pela Polícia Militar.

Os shows são realizados a partir das 20h. O endereço do Terreirão é Rua Benedito Hipólito 66, Centro.

O presidente da Riotur, Ronnie Costa, destacou a grandeza da festa e lembrou que as celebrações já começaram na cidade.

– Trouxemos todos os órgãos envolvidos nessa grande festa, tanto do município quanto do estado, para apresentar em conjunto o melhor para a população. Para que as pessoas possam curtir a folia com segurança e com conforto que a infraestrutura oferece. O Carnaval já começou há duas semanas, com os blocos de rua, com o Terreirão do Samba e os ensaios técnicos. E agora vamos levar até o final com muita presteza e segurança, para que os foliões possam voltar a se abraçar e curtir – declarou Ronnie Costa.

Nova Intendente

Endereço histórico do Carnaval carioca, os tradicionais desfiles na Estrada Intendente Magalhães, na Vila Valqueire, a partir deste ano serão em um novo ponto. Para abrigar, em quatro noites de desfiles das escolas do Grupo B e das Séries Prata e Bronze (antigos grupos de acesso C, D e E), a festa da Intendente foi transferida para a Avenida Ernani Cardoso, em Cascadura, mais ampla e com infraestrutura para abrigar o público e para a mobilização do staff e dos carros alegóricos.

Com a Nova Intendente, as agremiações terão uma passarela de  350 metros para apresentar seu enredo. A estrutura apresenta também um espaço de oito metros de largura, permitindo um número maior de integrantes por ala e até a construção de carros alegóricos de dimensões maiores.

Para dar mais segurança ao espaço, serão proibidos vendedores autônomos e a comercialização de bebidas em garrafas de vidro.

Os desfiles na Nova Intendente, que servem de base para a Série Ouro e para o Grupo Especial, acontecem na segunda-feira (20) e na terça-feira (21), a partir das 18h; e na sexta-feira (24), no sábado (25) e no domingo (26), a partir das 20h. Este ano, os desfiles devem reunir, aproximadamente, 200 mil pessoas, entre passistas, ritmistas, pessoal de apoio e público em geral. Serão cinco dias de muita música e samba no pé, com entrada gratuita.

Blocos de rua

Quem quiser curtir a folia nas ruas da cidade este ano vai encontrar o maior esquema operacional já produzido até hoje para a grande festa. O público estimado de foliões nas ruas da cidade para este ano é de cinco milhões de pessoas.

Este ano, 613 blocos pediram autorização para desfilar. Em 2020, 754 pediram autorização e 427 desfilaram. Entre os ajustes realizados pela Prefeitura na logística da festa, estão a redução dos desfiles da Zona Sul, que foram remanejados para outros pontos da cidade, resultando num número menor do que em 2020. Naquele ano, foram 110, e agora serão 94 desfiles pela região.

Receba as notícias por e-mail

Siga o Povo Na Rua

Facebook Instagram