O podcast sobre os mistérios e curiosidades da cerveja chega à reta final. Desenvolvido pelo e-commerce Bom de Beer, do Grupo Petrópolis, em parceria com a produtora B9, o programa traz os consagrados jornalistas e apresentadores Carlos Marigo e Cris Bartis, que batem um papo descontraído, estilo mesa de bar, com os mais diversos especialistas. Na pauta, história das cervejas, os diferentes estilos, ingredientes que compõem uma boa fórmula: malte, lúpulo, água e leveduras, e também conversas saborosas sobre harmonizações. Os cinco últimos episódios serão disponibilizados nas próximas semanas, a partir de 22 de junho, no Spotify, sempre às terças-feiras.
O projeto deixou o assunto cerveja tão gostoso quanto a própria bebida, passando conhecimento de forma leve e desconstruída, mas com profundidade. E tudo isso sem parecer uma aula formal, mas sim uma roda de amigos debatendo um tema de interesse de todos.
“Estamos muito felizes com o resultado de estreia deste projeto. Conseguimos levar conteúdo de alto nível e entretenimento para nossos consumidores em um formato diferente dos canais que normalmente utilizávamos para nos comunicar. O resultado deu tão certo que temos planos de dar sequência em novas temporadas, em breve”, comenta Eliana Cassandre, head de Marketing do Grupo Petrópolis.
Cris Bartis, uma das sócias do B9 e apresentadora do programa: “Aprendi tanto comandando esse podcast que agora consigo comprar cervejas especiais com muito mais propriedade e já até cozinhei usando cerveja! Tô muito feliz em compartilhar essa experiência com o público!”, conclui.
Agenda dos últimos episódios:
22/06 Episódio 8
Diego Gomes da Silva, diretor Industrial do Grupo Petrópolis, e também Mestre Cervejeiro e Malteiro, fala sobre o Pequeno Guia Prático para o Sommelier Amador (ou como Hackear o Teste Cego). Para acompanhar esse papo eles degustam a cerveja Lund Majestade Imperial IPA, de aroma fresco, resultado de uma combinação de lúpulos em harmonia com o Cryo Hops, utilizado no Dry Hopping.
Neste episódio, batizado de ‘Glossário de Copos’, Taiga Cazarine – jornalista especializada no mercado de cervejas – conversa com Cris Bartis e Marigo sobre a escolha do tipo de copo ideal para cada estilo de cerveja, atitude que tem total influência no sabor final e experiência de degustação da bebida. Os três brindam com a cerveja Black Princess Gold, uma autêntica American Lager, com sabor maltado no aroma e paladar, teor alcoólico de 4,7% e amargor de 12 IBU.
Daniel Magri, chef especializado em Cozinha Ítalo Francesa, Brasileira e Cozinha de Buteco, é o convidado do episódio sobre harmonização ‘Lugar de Cerveja é na Cozinha’. Daniel fala sobre as possibilidades de harmonização da cerveja estilo APA (American Pale Ale) com diferentes tipos de pratos. Para a degustação, o trio escolhe a cerveja Lund APA, refrescante e lupulada, com teor alcoólico de 4,8% e IBU 41.
No penúltimo episódio, ‘Lugar de Cerveja é na Cozinha’, a pesquisadora da cozinha ancestralafrodiaspórica Aline Chermoula discorre sobre harmonização de cervejas com a culinária da diáspora africana nas Américas. Para acompanhar o bate-papo, o trio degusta a cerveja Black Princess Tião Bock, rótulo que combina notas de malte tostado com o dulçor da rapadura, tão tradicional no nordeste brasileiro. No paladar, a Tião Bock remete à tradicional German Bock, com teor alcoólico de 6,5% e amargor de 26 IBU, contrastando com a doçura da rapadura. Uma bock nada convencional. Aline Chermoula também é colunista da @voguebrasil e do @sitemundonegro.
No último episódio desta temporada, a sommelière de cerveja e especialista em gestão de negócios, produtos e grandes eventos Luana Cloper fala sobre os grandes eventos ligados à cerveja, como a Oktoberfest de Munique e Mondial de la Biere. Juntos eles provam a cerveja Lund Munich Dunkel, do tipo escura, resultado da combinação de cinco tipos diferentes de maltes.
Link para ouvir os episódios acesse:
https://open.spotify.com/show/01xQv8Ndc7afIqiQiLIiai
SOBRE O BOM DE BEER – Criado em 2016 como um blog cervejeiro para entusiastas e consumidores, com conteúdos sobre harmonização, estilos e história da cerveja, o espaço cresceu e em 2019 passou a investir na venda online de marcas consagradas do Grupo Petrópolis como Cacildis, Petra, Weltenburger, Black Princess e TNT, além de acessórios personalizados. Hoje o portal também é uma vitrine para o setor com marcas regionais, a exemplo da Lund, de Ribeirão Preto, Imperatriz, de Sorocaba, e Farm, de Indaiatuba. Com abrangência de atendimento nacional, em 2020 o Bom de Beer passou a vender seus produtos também em grandes marketplaces, como Magalu, Amazon, Carrefour e Via Varejo.