Prepare-se para uma imersão no mundo da leitura e da cultura! A 1ª edição da Feira Literária Parque Realengo (FLIPR) chega para transformar o bairro em um grande polo literário, com uma programação rica e diversa, nos dias 13, 14 e 15 de dezembro de 2024, das 9h às 20h. O evento, com entrada gratuita, tomará os espaços do Parque Jornalista Susana Naspolini e da Nave do Conhecimento, fazendo um convite irrecusável para todas as gerações que poderão aproveitar a beleza e os atrativos naturais do parque, acompanhados de muita literatura e interatividade.
Idealizada por Tamyris Torres, jornalista, escritora, psicanalista e CEO do projeto A Casa da Escrita, a primeira edição da Feira Literária do Parque Realengo é um marco para a comunidade, promovendo a leitura, o acesso à cultura e o desenvolvimento da região. O evento, que conta com o apoio oficial da Secretaria Executiva do Rio Capital Mundial do Livro 2025, faz parte da programação oficial do Rio Capital Mundial do Livro, uma iniciativa da UNESCO.
A feira oferecerá uma experiência única para todas as idades, com atividades como, palestras e debates com autores, oficinas literárias para crianças e adolescentes, show de música e apresentações artísticas, além de estandes de livrarias, autores, editoras, espaços de venda de produtos culturais. Exposições e atividades interativas para promoção do conhecimento e interação com o mundo literário, consolidam o fim de semana do público da Zona Oeste.
A Feira Literária Parque Realengo (FLIPR) terá como patrona homenageada a imortal da Academia Brasileira de Letras, a escritora e ensaísta Rosiska Darcy de Oliveira. A cerimônia de homenagem acontecerá no dia 13 de dezembro, na Nave do Conhecimento de Realengo, das 16h às 17h30, marcando a data simbólica dos 56 anos do Ato Institucional nº 5 (AI-5), período em que Rosiska foi forçada ao exílio durante a ditadura militar.
SLAM na FLIPR:
A I FLIPR também contará com uma batalha de poesia falada comandada pelo Slam Operário, de Bangu, no dia 14 de dezembro, no Anfiteatro do Parque Realengo. Além de receber alunos do Colégio Pedro II para apresentações do Coral Feminino, Camerata de Violões e Chorões do CP2, do campus Realengo, entre outros projetos como o grupo Corpo, Voz e Tambor que trabalha com jongo, maculelê e samba de roda. A FLIPR receberá a orquestra Corda Solta da escola Fino da Música, de Sulacap. O Instituto Federal do Rio de Janeiro, IFRJ, campus Realengo, também está na programação oficial da feira como apoiador, bem como a Academia Brasileira de Literatura de Cordel homenageando Luiz Gonzaga e a literatura popular brasileira com uma exposição de cordeis durante os três dias de evento.
O evento tem uma grande importância social, cultural e econômica para a região da zona oeste do Rio de Janeiro, impulsionando a leitura, estimulando o desenvolvimento cultural, gerando renda para os comerciantes locais e promovendo o turismo e a integração da comunidade. Editoras como a Paulus, Sinna, Metaficção Editorial, Trovoada e MAR estarão presentes trazendo seus escritores e publicações.
“Acreditamos no poder transformador da leitura e queremos levar essa experiência para todas as idades em Realengo. A FLIPR é um sonho que se torna realidade, e esperamos que a comunidade se junte a nós para celebrar a literatura, a cultura e o conhecimento. A FLIPR proporcionará uma oportunidade única para marcas e empresas se conectarem com um público engajado e apaixonado por leitura e cultura. Se você busca visibilidade, reconhecimento e uma plataforma para promover seus produtos e serviços, a FLIPR é a oportunidade perfeita”, argumenta Tamyris Torres, idealizadora da I FLIPR.
Um espaço para fortalecer a comunidade:
Realengo, como muitas comunidades, enfrenta a barreira da desigualdade no acesso à cultura. A I FLIPR se torna um instrumento fundamental para mudar essa realidade, oferecendo atividades para todas as idades, desde contação de histórias para crianças até debates com autores renomados. A I FLIPR é um espaço para reunir moradores, autores, editoras, livreiros e amantes da literatura, celebrando a rica cultura local e promovendo a integração em torno do amor pelos livros.
O evento, com suas atividades lúdicas e interativas, despertará o interesse pela leitura em crianças e jovens, plantando a semente da curiosidade e do conhecimento que florescerão ao longo da vida, construindo um futuro mais consciente e crítico. A Feira Literária Parque Realengo coloca Realengo no mapa da literatura, fortalecendo a identidade cultural da região e contribuindo para a construção de um futuro mais rico e vibrante. Trata-se de um investimento na comunidade, um presente para os moradores e uma promessa de um futuro mais literário e culturalmente rico para Realengo.
A programação completa do evento está disponível no perfil oficial nas redes sociais: https://www.instagram.com/
SERVIÇO: I FLIPR – Feira Literária Parque Realengo
Quando: 13, 14 e 15 de dezembro de 2024, das 9h às 19h
Parque Realengo Jornalista Susana Naspolini e Nave do Conhecimento de Realengo