Estado é o segundo em números de participantes na delegação brasileira
Dos 280 atletas que compõem a delegação brasileira, 22 são do estado do Rio de Janeiro. Apenas São Paulo, com 71 desportistas, tem mais representantes nos Jogos Paralímpicos que começam hoje (28/08) e Minas tem igualmente 22 competidores.
Dos integrantes fluminenses da equipe brasileira, 100% faz parte do programa Bola Atleta, sendo 16 da categoria mais alta – Bolsa Atleta Pódio. O número é reflexo da iniciativa administrada pelo Ministérios dos Esportes, onde 97,86% dos convocados para representar o Brasil na Paralímpiada estão integrados. Apenas no ano de 2023, o valor investido nos atletas das modalidades paralímpicas foi superior a R$ 57 milhões.
O atletismo é a modalidade onde a presença dos competidores do Rio é mais numerosa. São 9 representantes, incluindo o atual recordista das Américas no arremesso de peso, Emanoel Victor Souza de Oliveira, de São Gonçalo. Outro destaque é Wallace Antônio de Oliveira Santos, atual campeão olímpico no arremesso de peso, que conquistou a medalha de ouro nos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020.
Na natação são 4 atletas fluminenses. Entre eles, Douglas Rocha Matera, que nos Jogos Parapan-Americanos de Santiago em 2023 conquistou seis medalhas de ouro em provas individuais, além de subir ao pódio com a equipe de revezamento.
Confira abaixo a lista completa dos atletas do Rio nos Jogos Paralímpicos Paris 2024, divididos por modalidades:
Atletismo: Alice de Oliveira Correa, Felipe de Souza Gomes, Julyana Cristina da Silva, Viviane Ferreira Soares, Ricardo Gomes de Mendonça, Washington Assis do Nascimento Júnior e Fábio da Silva Bordignon.
Tênis de mesa: Sophia Pernisa Kelmer.
Remo: Diana Cristina Barcelos de Oliveira e Priscila Barreto de Souza.
Halterofilismo: Tatyana de Souza Medeiros.
Judô: Brenda de Souza de Freitas e Sérgio Fernandes Júnior.
Vôlei sentado: Wescley Conceição de Oliveira, Diogo Rebouças e Camila Maria de Castro.
Atleta-guia: Guilherme Ademilson dos Anjos, Jonas Alexandre de Lima, Newton Vieira de Almeida Júnior e Patrick Paiva de Souza.
Timoneiro: Juscelino da Silva.