Paes anuncia que Daniel Soranz será secretário de Saúde – Povo na Rua
         

Paes anuncia que Daniel Soranz será secretário de Saúde

daniel soranz

O prefeito eleito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, anunciou na tarde de ontem (30) que o médico sanitarista e pesquisador Daniel Soranz será o novo secretário de Saúde do Rio, em 2021.

O futuro chefe da pasta foi apresentado em entrevista coletiva no comitê de campanha de Paes, em Botafogo, na Zona Sul da cidade, e foi escalado pelo prefeito eleito para dar mais detalhes sobre as primeiras medidas que serão tomadas na área para combater a pandemia de Covid-19.

Soranz já era um nome tido como certo para a Saúde – pasta que já comandou em mandato passado de Eduardo Paes. O prefeito eleito disse que há dez dias pediu ao futuro secretário que elaborasse um plano para a saúde, setor considerado prioridade do novo governo municipal.

Além de Soranz, convites feitos a outros políticos para o secretariado de Paes foram citados pelo prefeito. São eles: Marcelo Calero (Cidadania) e Pedro Paulo (DEM), ambos deputados federais.

Ponto considerado crítico pela nova gestão municipal, Soranz falou sobre a pandemia da Covid-19 no Rio e enfatizou ser necessário conseguir testes rápidos e com “menos burocracia”.

Para isso, o futuro secretário espera contar com a ajuda do governo federal para a disponibilização de 450 mil testes para detectar a doença. Soranz também ressaltou que o Rio já atravessou outras pandemias, inclusive na gestão Paes, como, por exemplo, a de H1N1e zika.

“A testagem é super importante pra conferir realmente quem tem Covid e quem não tem, pra que a gente possa tratar e interromper a cadeia de contato, ter mais chance de interromper a cadeia de contato”, afirmou Soranz.

O futuro secretário também citou ser preciso aumentar a transparência a respeito dos dados sobre leitos disponíveis na rede municipal para pacientes com Covid-19. Em janeiro, ele espera abrir mais 100 leitos Hospital Ronaldo Gazzolla, em Acari, na Zona Norte, considerado uma unidade de referência para o tratamento da doença.

Em outro momento, Soranz alertou sobre o desabastecimento de medicamentos nas unidades de saúde.