O prefeito eleito Eduardo Paes apresentou mais seis novos integrantes do seu futuro, incluindo quatro mulheres: Maína Celidônio (Transporte), Washington Fajardo (Planejamento Urbano), Guilherme Schleder (Esportes), Joyce Trindade (Secretaria da Mulher), Laura Carneiro (Assistência Social), Thalita Galhardo (Subprefeitura de Jacarepaguá). Agora, há 11 secretários definidos no total. Para Paes, o transporte será o “maior desafio da prefeitura”, e a futura secretária disse que o problema do BRT precisa ser resolvido de forma transversal, incluindo a segurança e o planejamento urbano.
Os nomes representam o retorno de três conhecidos (Fajardo, Schleder e Laura Carneiro) e três novatos. Fajardo, ex-presidente do IPRH, assumirá uma nova pasta, a de Planejamento Urbano, separadamente da Secretaria de Urbanismo, que ficará responsável pelos processos de licenciamento e fiscalização. A secretaria da Mulher, que existia no primeiro governo Paes e depois foi extinta, será agora recriada.
A economista Maína Celidônio estava em dúvida sobre o convite, pois fora convidada para dar aula no Insper. Para Eduardo Paes, a pasta de Transporte será “o maior desafio da prefeitura”.
“Sabemos que a Saúde é um desafio monstruoso, mas há questões já sendo encaminhadas pelo secretário Daniel Soranz. O Transporte tem várias crises, inclusive institucionais, que precisam ser resolvidas”.
O BRT, sistema implementado por Paes, mas que vem em crise de gestão há alguns anos, enfrentou, nessa semana, greve de motoristas. Para a secretária nomeada, que escreveu uma tese de doutorado na PUC-Rio sobre o impacto de obras como VLT, Linha 4 do metrô, além do próprio BRT durante preparativos para a Olimpíada de 2016, a solução passa pela articulação com outros setores.