A Polícia Civil deflagrou, ontem, uma operação que mira traficantes que agem em Paraíba do Sul, no sul do Rio de Janeiro. A ação visa a cumprir 29 mandados de prisão e 31 de busca e apreensão. De acordo com a delegada Claudia Nardy, titular da 107ª DP (Paraíba do Sul), 23 mandados de prisão já foram cumpridos – oito deles contra pessoas que já estavam presas.
A investigação sobre a quadrilha começou em março de 2019 e identificou suspeitos que, segundo a polícia, tentam se estabelecer em Paraíba do Sul, numa espécie de ramificação de uma facção criminosa. As áreas de buscas foram na região do Complexo do Jatobá, que engloba os bairros da Grama, do Grotão, do Jatobá, do Morro da Alegria e da Bela Vista.
De acordo com a delegada Claudia Nardy, as provas dos crimes dos quais os suspeitos são acusados foram coletadas em um inquérito policial que somou mais de mil páginas. A investigação contou com a colaboração de cem policiais militares do Serviço Reservado (P-2) e e da 2º Companhia do 38º BPM (Três Rios). Durante a investigação foram realizadas 14 apreensões de drogas. Segundo a Polícia Civil, um ponto comum nessas apreensões é o fato de que as drogas estavam com etiquetas, além de conterem as inscrições dos bairros onde seriam vendidas.
Participam da operação cerca de cem policiais. Há apoio de equipes das delegacias de Três Rios, Petrópolis, Itaipava e 7º Departamento de Polícia de Área (DPA), além de policiais militares do 26º BPM (Petrópolis), do 11º BPM (Nova Friburgo), do 30º BPM (Teresópolis) e do 7º Comando de Policiamento de Área (CPA).