Descarbonização da frota é um compromisso da gestão
O ônibus híbrido movido à hidrogênio, desenvolvido em uma parceria entre a Prefeitura de Maricá e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), foi o ponto alto do seminário “Hidrogênio Natural de Maricá”, que aconteceu nesta quarta-feira (07). O evento debateu a experiência municipal no desenvolvimento de uma cadeia utilizando os recursos encontrados em solo maricaense.
O seminário foi promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, em parceria com o Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá (ICTIM). Além de debater a descarbonização da frota da Empresa Pública de Transportes (EPT) – garantindo transporte sustentável, gratuito e de qualidade para os moradores – os participantes também ressaltaram a transformação do município em um Polo de Hidrogênio Natural, atraindo indústrias e novos negócios.
“Maricá vem construindo, desde 2017, uma política de Hidrogênio, e decidiu fazer com os recursos dos royalties de petróleo, uma matriz energética poluente, investimentos capazes de construir um ciclo de desenvolvimento alicerçado em práticas ambientais sustentáveis, limpas, como o hidrogênio. Queremos transformar Maricá no principal polo de pesquisas sobre o hidrogênio. Esperamos que a cidade, o estado e o país passem por um novo ciclo de industrialização a partir dessa nova matriz energética limpa”, disse o secretário de Desenvolvimento Econômico Igor Sardinha.
A expectativa é a de que os primeiros protótipos do ônibus comecem a ser testados nos próximos dias – inicialmente sem passageiros e, em seguida, sendo incorporados nas linhas operadas pela EPT. O investimento total é de R$ 11,5 milhões e os veículos estão sendo desenvolvidos pelo Laboratório de Hidrogênio da Coppe/UFRJ. Vale lembrar que Maricá dispõe, atualmente, de uma frota com 135 ônibus que circulam diariamente nas 42 linhas operadas nos quatro distritos.
Além dos dois veículos com o hidrogênio como combustível (Elétrico e Hidrogênio / Etanol e Hidrogênio), há ainda um terceiro modelo sendo desenvolvido (Etanol e Elétrico). Após período de testes, Maricá vai escolher o modelo de ônibus a ser adotado no processo de descarbonização da frota municipal.
A iniciativa inédita em gestão pública no país permitirá ao município receber royalties pela propriedade da patente tecnológica. O ônibus híbrido não polui o ambiente e tem maior aproveitamento de energia produzida em comparação aos usuais veículos que fazem combustão interna e usam apenas 15% do potencial energético do combustível.