O clássico infantil ‘Pluft, o Fantasminha’, após 10 anos da sua última apresentação, retorna aos palcos para uma nova temporada. A obra premiada, de autoria de Maria Clara Machado, que está prestes a completar 70 anos da sua primeira encenação, estreia no dia 22 de junho, sábado, às 17 horas, no Teatro O Tablado, no Rio de Janeiro.
O espetáculo conta a história do rapto de Maribel pelo temido pirata Perna de Pau. A menina, escondida no sótão de uma velha casa, conhece uma família de fantasmas e se torna uma grande amiga de Pluft. O Fantasminha, que até então era um fantasma diferente que tem medo de gente, entra numa linda amizade com Maribel na luta contra o vilão.
No elenco teremos Bia Linhales, no papel do Pluft; Maria Eduarda de Carvalho como Mãe Fantasma; Joana Florez, Maribel; André Dale, Perna de Pau; Caio Paranaguá como Tio Gerúndio e Gabriel Terra, Vini Portella e Vitor Hugo Guimarães como os marinheiros João, Julião e Sebastião respectivamente; com direção geral de Cacá Mourthé.
Essa nova temporada traz uma configuração inédita, com projeções atuais de personagens fantasmas gravadas com atores renomados que fizeram parte da história do clássico teatral em edições anteriores, como Cláudia Abreu, Tim Rescala, Dida Camero, José Lavigne, Rosane Svartman, Silvia Fucs e João Sant’Anna.
“Foi no Tablado, ainda muito menina, que entendi o poder transformador da arte. Através da paúra de Pluft, um fantasminha que tem medo de gente, ressignifiquei meus próprios medos infantis. Ter a oportunidade de encenar essa peça, que marcou tão profundamente minhas escolhas de vida, é uma emoção intraduzível. Sem palavras que possam definir meu sentimento, derramo o mar todo pelos olhos e agradeço, profundamente emocionada.”, declara Maria Eduarda de Carvalho.
‘Pluft, o Fantasminha’ estreou em 1955, no próprio Teatro O Tablado. A peça teve uma adaptação para uma minissérie, em 1975, e duas para o cinema, em 1962 e 2022. Esta última também foi exibida no formato de 3 episódios pela TV Globo, em 2023.
Considerada obra-prima por críticos e artistas, ‘Pluft’ chega aos seus quase 70 anos com a ideia de impactar as plateias com o mesmo carisma e fascínio que exerceu sobre as pessoas que o assistiram há décadas atrás. No decorrer de todos esses anos, a história deste fantasminha já foi traduzida para mais de dez idiomas, montada em toda a América Latina, Alemanha, França, Itália e até mesmo nos países da antiga União Soviética.
André Dale, que interpreta o pirata Perna de Pau, conta: “O convite para fazer o Perna de Pau já me emocionou de imediato. Quando eu entrei no Tablado, adolescente, o Pluft estava em cartaz lá e eu fiquei encantado. Assisti a peça muitas vezes e cheguei a memorizar várias falas. Por isso, senti como se estivesse sendo chamado para realizar um sonho de vinte anos atrás. Desde que eu conheci Pluft, sempre quis fazer essa peça, é o meu texto favorito da Clara.”
Uma vez, Carlos Drummond de Andrade escreveu:
“O Pluft, de Maria Clara Machado, fruto de um talento amorosamente dedicado ao teatro e cheio de ternura pela vida, cada vez que se apresenta desperta em meninos e meninas uma centelha de poesia que eles não suspeitavam, e reaviva em homens e mulheres uma pueril e deliciosa conformidade com os poderes da imaginação.”
Sobre o Tablado
Fundado em 1951, por um grupo liderado pela então jovem bandeirante Maria Clara Machado, O Tablado hoje faz parte da história cultural do país. É uma escola de teatro com cerca de 700 alunos e mais de 20 professores, atuante na formação cultural de cidadãos de todo o Brasil, considerada Patrimônio Cultural da cidade do Rio de Janeiro e tombada pela Prefeitura carioca, com atividades artísticas reconhecidas pelo Governo Federal.
Maria Clara Machado é autora de 23 peças infantis, entre elas “A bruxinha que era boa”, “A menina e o vento”, “O rapto das cebolinhas”, “O cavalinho azul” e “Pluft, o fantasminha”, premiadas nacional e internacionalmente e traduzidas para diversos idiomas. O Tablado, nesses mais de 70 anos, se tornou referência na formação de plateias sensíveis e de profissionais de teatro – cenógrafos, figurinistas, iluminadores, atores e diretores, a exemplo de Hamilton Vaz Pereira, Wolf Maya, Cininha de Paula, Claudia Abreu, Ingrid Guimarães, Louise Cardoso, Malu Mader, Du Moscovis, Leonardo Brício, Andréa Beltrão, Fernanda Torres, Rubens Corrêa, Drica Moraes, Jaqueline Laurence, Mateus Solano e Gregório Duvivier, entre muitos outros.
Serviço Pluft, O Fantasminha
Evento: Pluft, O Fantasminha
Data: estreia sábado, dia 22 de junho
temporada sábados e domingos
Horário: 17 horas
Local: Teatro Tablado
Avenida Lineu de Paula Machado, 795 – Lagoa, Rio de Janeiro
Ingressos: R$70,00 (inteira) e R$35,00 (meia)
Sympla:
https://
Classificação: LIVRE