O Projeto Cultural “Biblioteca Viva” traz mais uma atividade com a “Revitalização da Sala de Leitura Monteiro Lobato” à Escola Municipal Altivo Cesar – Povo na Rua
         

O Projeto Cultural “Biblioteca Viva” traz mais uma atividade com a “Revitalização da Sala de Leitura Monteiro Lobato” à Escola Municipal Altivo Cesar

A Escola Municipal Altivo Cesar, em Niterói, começa o ano de 2019 em festa!!! O projeto Cultural “Biblioteca Viva” completa quatro anos de plena atividade com a “Revitalização da Sala de Leitura Monteiro Lobato”. Desde 2015, a escola é palco de todas as atividades desse projeto educacional coordenado e elaborado pelas professoras Marta Lucia Spezanes Monnerat e Maria do Carmo Vasconcelos.

“Estamos felizes e cheios de energia! Iniciar 2019 com mais uma atividade do Projeto Cultural “Biblioteca Viva” é revitalizante.  O objetivo do projeto é mostrar que a sala de leitura é um espaço importante para pesquisas, por isso a responsabilidade com o manuseio do livro, mas também um ambiente cultural e social para troca de experiências entre a garotada e entre os professores também”, aponta a professora Marta L. S. Monnerat que tem ampla experiência profissional e forte atuação em desenvolvimento e gestão de projetos, programas e organização de eventos.

 

FOTO: ARQUIVO

Prof.ª Marta Lucia Spezanes Monnerat trabalhando na revitalização da sala de leitura

 

Apesar dos recursos escassos, a sala de leitura passou por pequenas modificações que causaram impactos significativos. As professoras responsáveis pelo projeto  Marta L. S. Monnerat e Maria do Carmo Vasconcelos  vistoriaram, catalogaram e repararam os livros danificados, além de decorarem estantes e outras partes da sala tornando o ambiente mais acolhedor e personalizado com a projeção da figura do patrono Monteiro Lobato e de alguns seus personagens emblemáticos do Sítio do Picapau Amarelo: o Saci Pererê, Emília e Visconde de Sabugosa – boneco feito de sabugo de milho que se tornou sábio através da leitura dos livros da estante de Dona Benta. A ideia do projeto era que o visitante fosse recebido na porta da sala de leitura com a imagem do escritor paulista, considerado um dos maiores autores brasileiros de histórias infantis, e a sapeca boneca de pano Emília voando em cima de um livro.

 

REPRODUÇÃO

Projeto da entrada da Sala de Leitura Monteiro Lobato

 

 

O diretor geral da Escola Municipal Altivo Cesar, Marcos Antônio dos S. Silva lembra uma frase do pedagogo, filósofo e escritor Paulo Freire que defendia que o objetivo da escola seria “ensinar o aluno a “ler o mundo para poder transformá-lo”. Com isso, é de fundamental importância para a Educação, projetos que levem a Cultura e a Arte para dentro da escola para fomentarem o debate e despertarem o pensamento crítico sobretudo que o cerca. “O Projeto Cultural “Biblioteca Viva” é inclusivo, pois através das atividades propostas propõe que a educação seja um diálogo entre o aluno e a comunidade de acordo com a sua realidade cultural, que segundo Paulo Freire, é através do diálogo, que a escola passa a reconhecer a identidade cultural do aluno, e com isso, gera o potencial de transformação do mundo”, aponta Marcos Antônio dos S. Silva.

 

FOTO: ARQUIVO

Diretor geral Marcos Antônio dos S. Silva (ao lado), prof.ª Maria do Carmo Vasconcelos e prof.ª Marta Lucia Spezanes Monnerat na sala de leitura reformada

 

 

A prof.ª Marta L. S. Monnerat concorda sobre a importância dos projetos educacionais e culturais para a escola e a sociedade. Dentro de sua trajetória profissional a professora lembra de sua atuação como Coordenadora do “Projeto Mais Cultura” do Ministério da Educação (MEC) realizando atividades de experimentação e vivências dos saberes de matriz africana e indígena, embasados na pedagogia griô e nas artes de fazer dos povos de comunidades tradicionais. Também no MEC, foi Coordenadora do “Programa Mais Educação” através da Fundação Municipal de Educação de Niterói (FME), cujo objetivo foi contribuir para a formação do cidadão e para a Educação Integral – projeto com valor social, cultural e educacional importante na educação dos jovens, através de diversas oficinas de esporte e lazer como: Dança, Judô, Capoeira, Teatro e diversos eventos locais em datas comemorativas, como: “Brasil Mostra a tua cara”; “Diversidade Cultural”; “Somos todas as cores, dentre outros.

A educadora e prof.ª Marta L. S. Monnerat  (graduada em Letras – Português/Inglês pela Faculdade Niteroiense de Educação, Letras e Turismo e, pós-graduada em Administração da Qualidade e em Gestão de Recursos Humanos, ambas pela Universidade Cândido Mendes) é admiradora do pedagogo conhecido mundialmente Paulo Freire através da chamada “educação ativa” – “Nos projetos que crio sempre uso várias teorias de grandes pensadores educacionais como Paulo Freire que em sua prática educativa libertadora estimula o educando a participar ativamente na hora da aprendizagem e refletir e questionar a realidade”, revela.

Para a prof.ª Maria do Carmo Vasconcelos o Projeto Cultural “Biblioteca Viva” contempla as ideias dos grandes nomes brasileiros como Paulo Freire e Darcy Ribeiro – “O “Biblioteca Viva” é um projeto educacional e cultural porque está sempre buscando aproximar os alunos e professores diminuindo também a exclusão social das minorias apontada pelo educador, político, etnólogo, antropólogo e escritor brasileiro Darcy Ribeiro como étnicas, culturais e religiosas”,  e completa a educadora “Entende-se exclusão social por aquele indivíduo ou grupo sem acesso aos bens e serviços, prejudicados de exercerem plenamente seus direitos”.

“Temos um carinho especial pelo Projeto Cultural “Biblioteca Viva” porque traz, desde 2015, vários eventos e atividades que promovem transformações no pensamento, comportamento e aprendizagem de nossa comunidade educacional e social. É um sucesso!”, sintetiza a visionária prof.ª Marta L. S. Monnerat que agrega em seu currículo as Docências em Pedagogia Empresarial Centro de Pesquisa, Planejamento e Pós-Graduação (CPPG), Docência e Gestão em EAD e Docência do Ensino Superior ambas pela UCAM,  Especialização em Estratégia pela Universidade Federal Fluminense (UFF), possuindo cursos de Organização de Eventos e Gestão de Projetos, dentre outros.

As coordenadoras do projeto lembram que a realização das atividades conta com ajuda de uma equipe que providencia durante meses todo material, instalações, logística, oficinas e outras coisas. “Temos contado com a participação especial de Ian Medeiros, que é o nosso braço direito. Ele, com seu vozeirão e dedicação, é orador de todos os projetos. Ian é um parceiro que está sempre colaborando com ideias de atrações, além de ser oficineiro também.  Ele é fera! Um artista de mão cheia – canta, atua, escreve poesia…”, revela carinhosamente a Prof.ª Marta Lucia Spezanes Monnerat.

 

Atividades e eventos do Projeto Cultural “Biblioteca Viva” desde 2015

Projeto Cultural “BIBLIOTECA VIVA”

Escola Municipal Altivo Cesar (EMAC)

 

 

 

Data: SETEMBRO/2015                                               Local: EMAC – Niterói

Atividade: “DIVERSIDADE CULTURAL, CONTRIBUIÇÃO SOCIAL”

FOTO: ARQUIVO

“Foi desafiador elaborar e coordenar um Projeto que buscou despertar o interesse pela literatura, arte e cultura, contribuindo para o desenvolvimento social do indivíduo em sua formação educacional e social. Havia o interesse de valorizar a cultura brasileira em sua plenitude, explorando seus diferentes ritmos musicais e abrindo espaço para a apresentação de danças, música, teatro e poesia. Este projeto é, portanto, uma celebração da diversidade e da expressão criativa, buscando enriquecer a experiência cultural da comunidade e promover um diálogo intercultural significativo.”  Prof.ª Marta Lucia Spezanes Monnerat, Elaboradora e Coordenadora do Projeto Cultural “Biblioteca Viva”.

 

FOTO: ARQUIVO

 

A Equipe do canal Moinhos de Vento registrou alguns momentos das inúmeras atividades do Projeto Cultural “Biblioteca Viva” no dia 19 de setembro de 2015 https://youtu.be/Ucy996rHQZs .

Foi um sábado intenso com contação de história, danças e gincanas, além de uma oficina de animação ministrada pela equipe do Moinhos de Vento criada pelo jornalista Rennan Rebello e o artista visual Wemerson Peu de Freitas que cria conteúdos e formatos audiovisuais, principalmente voltados ao cinema. Além de Rennan e Peu, a equipe também é formada pelo fotógrafo Narciso Maurício.

https://www.youtube.com/@SomosMoinhosdeVento

http://somosmoinhosdevento.blogspot.com/

 

“Foi um dia de festa! Estamos com alunos e professores motivados com o Projeto Cultural Biblioteca Viva e com o Programa Mais Educação. A gente acredita que esse é o momento que precisa ser revigorado na escola – o sábado. Muita coisa aconteceu aqui – oficina de animação, contação de histórias, danças, músicas e a alegria do pessoal. A gente está muito feliz e espero que muitas vezes possa acontecer eventos como esse.”  Prof. Marcos Antônio dos S. Silva, Diretor Geral da EMAC

 

FOTOS: ARQUIVO

Prof.ª Marta Lucia Spezanes Monnerat sendo assistida pelo artista multifacetado Ian Medeiros, integrante da equipe do evento, atuando nesse momento como Orador do Projeto.

 

“Sou nova na escola (EMAC) mas tenho participado de alguns sábados letivos com atividades diferenciadas. A parte cultural que foi propiciada pelo Projeto Cultural Biblioteca Viva junto com o Programa Mais Educação está acontecendo especificamente hoje. Estamos muito gratificados e se for permitido, faremos de novo, porque agregou bastante. Os alunos estão felizes e de peito aberto, querendo participar, e já estão pedindo para a gente. Essa é a retribuição do nosso trabalho.”  Prof.ª Marta Lucia Spezanes Monnerat, Elaboradora e Coordenadora do Projeto Cultural “Biblioteca Viva”.

 

 

FOTOS: ARQUIVO

“Foi trabalhoso, mas os frutos foram proveitosos. O “Biblioteca Viva” funcionou. Abriu as portas. Todo mundo participou. Todo mundo se divertiu, e acho que foi uma troca de conhecimentos tanto dos alunos para os professores, quanto dos professores para os alunos. Foi muito bom!”  Prof.ª Maria do Carmo Vasconcelos, Coordenadora do Projeto Cultural “Biblioteca Viva”.

 

FOTO: ARQUIVO

“O pessoal tem que acreditar. Não é fácil! Foi preciso meses de preparação para esse dia. Os últimos dias foram bem corridos e bem trabalhosos, mas é gratificante quando a gente vê a garotada envolvida, quando se vê os resultados acontecendo. Gente que estava afastada, longe – perto da violência – estão próximos. O menino que fez a apresentação agora, um menino difícil, mas a gente vê como ele se integra, como ele se dedica, como se envolve… E a gente fica muito feliz, e acredita que esse é o movimento para resgatar esse pessoal.”  Prof. Marcos Antônio dos S. Silva, Diretor Geral da EMAC.

 

 

 

 

Data: NOVEMBRO/2015                                               Local: EMAC – Niterói

Atividade: “SOMOS TODAS AS CORES”

 

FOTO: ARQUIVO

“Com orgulho, apresento o Projeto Cultural “Biblioteca Viva” com o evento “Somos todas as Cores” dedicado a valorizar a rica e essencial contribuição da cultura negra na formação da sociedade brasileira. Através de apresentações de grupos afro, mergulhamos nas tradições, na música, na dança e na história que moldaram nossa identidade. Este projeto é um tributo à diversidade, à resiliência e ao legado cultural que enriquece o Brasil, buscando promover a inclusão, o entendimento e o respeito mútuo.”  Prof.ª Marta Lucia S. Monnerat, Coordenadora do Projeto Cultural Biblioteca Viva.

 

 

 

 

 

FOTO: ARQUIVO

 

 

 

 

Data: MAIO/2016                                               Local: EMAC – Niterói

Atividade: “BRASIL MOSTRA A TUA CARA”

 

FOTO: ARQUIVO

“O Projeto “Brasil Mostra a tua Cara”, é uma iniciativa que levou a mergulhar nas diversas facetas deste país. Por meio da música, da dança, do teatro, das artes plásticas e da poesia, celebrou-se a riqueza cultural e a diversidade que compõem a identidade brasileira. Este projeto foi uma jornada emocionante de descoberta e celebração das nossas raízes, proporcionando uma experiência enriquecedora para todos os envolvidos.” Prof.ª Maria do Carmo Vasconcelos, Coordenadora do Projeto Cultural Biblioteca Viva.

 

 

 

FOTO: ARQUIVO

As Coordenadoras do Projeto Cultural “Biblioteca Viva”: Prof.ª Marta Lucia Spezanes Monnerat e Prof.ª Maria do Carmo Vasconcelos

 

 

FOTO: ARQUIVO

O artista multifacetado Ian Medeiros fala sobre importância de parcerias, foco, determinação e persistência na criação de projetos educacionais e culturais, principalmente para escolas – terra fértil para semear Cultura, Arte, Literatura e valores que fortalecem a cidadania.

 

FOTO: ARQUIVO

 

 

 

 

Data: SETEMBRO/2016                                               Local: EMAC – Niterói

Projeto Cultural “BIBLIOTECA VIVA” EM PARCERIA COM O PROGRAMA CULTURAL DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO: MAIS EDUCAÇÃO

Atividade: “OLIMPÍADAS DO ALTIVO”

 

FOTOS: ARQUIVO

Prof.ª Marta Lucia Spezanes Monnerat discursa sobre a importância de projetos como o “Biblioteca Viva”, que inclui Esportes como uma atividade que atrai, mobiliza e enaltece o espírito esportivo que existe em cada um de nós. “O esporte possibilita a socialização, a disciplina, a responsabilidade, o respeito, enfim, a formação psíquica e física das pessoas diz o artista multifacetado Ian Medeiros, integrante da equipe do evento

 

“Neste Projeto o esporte é valorizado como ferramenta essencial para promover a socialização, disciplina, responsabilidade e respeito, contribuindo para a formação integral das pessoas. Através da realização de competições, destaca-se que a verdadeira medalha é a educação, sendo ela o maior prêmio em qualquer disputa. O objetivo é não apenas incentivar a prática esportiva, mas também cultivar valores fundamentais para o desenvolvimento humano, fortalecendo laços sociais e promovendo uma comunidade mais saudável e consciente.” Prof.ª Marta L.S. Monnerat, Coordenadora do Projeto Cultural Biblioteca Viva

 

FOTOS: ARQUIVO

FOTOS: ARQUIVO

A Educação é a medalha mais valiosa de qualquer competição.

 

FOTO: ARQUIVO

Parcerias que batem um bolão.

 

 

 

 

Data: 2017                                               Local: EMAC – Niterói

Atividade: “ARRAIÁ DO ALTIVÃO”

                                                                                                    

FOTO: ARQUIVO

“Com grande entusiasmo, mais uma vez apresento o Projeto Cultural “Biblioteca Viva” que celebrou e preservou uma parte vital da cultura brasileira, destacando e valorizando nossas ricas tradições regionais. Além de proporcionar um ambiente de convivência e diversão, o evento fortaleceu os laços sociais ao incentivar a participação em atividades culturais. Por meio de danças típicas, comidas tradicionais e música envolvente, uma atmosfera festiva proporcionou momentos de alegria e integração para todos os presentes, concordam as Professoras Maria do Carmo Vasconcellos e Marta L.S. Monnerat, Coordenadora do Projeto Cultural Biblioteca Viva.

FOTOS: ARQUIVO

 

 

 

Data: 2018                                               Local: EMAC – Niterói

Atividade: HOMENAGEM AOS 3 ANOS DEDICADOS À CRIAÇÃO DO Projeto Cultural “BIBLIOTECA VIVA

 

FOTO: ARQUIVO

“É com grande alegria e gratidão que recebi esta homenagem pelos três anos dedicados à criação e desenvolvimento do Projeto Cultural “Biblioteca Viva”. Essa jornada tem sido uma fonte de inspiração e realização para toda a equipe envolvida. Agradeço a todos os parceiros e colaboradores que me apoiaram nessa trajetória, em especial a minha parceira de trabalho nos Projetos Culturais a Profa. Maria do Carmo Vasconcellos. Este reconhecimento fortalece o compromisso contínuo em promover a educação, a cultura e o desenvolvimento social por meio dessas iniciativas.” Prof.ª Marta L. S. Monnerat, Coordenadora do Projeto Cultural Biblioteca Viva.

 

“A educação é um ato de amor, por isso, um ato de coragem.
Não pode temer o debate. A análise da realidade. Não pode fugir à discussão criadora, sob pena de ser uma farsa.”

Paulo Freire

 

 

Escola Municipal Altivo César, palco de nossas inspirações e realizações educacionais e culturais

Trabalhamos por alguns anos (2015 a 2019) na Escola Municipal Altivo Cezar (EMAC), no bairro do Barreto em Niterói, a frente de um projeto do Estado por nome “Mais Educação”. O projeto visava entre outras coisas, mudar através da arte, esporte e cultura e a visão deturpada que alguns alunos tinham a respeito da vida em sociedade.

Nossa chegada enquanto oficineiros à escola, foi um divisor de águas para a manutenção do bom convívio entre alunos e professores. Nossa contribuição ia além dos protocolos de atuação, já que os alunos do projeto nos enxergavam como amigos. Porém tudo tem um começo meio e fim, um pouco mais a frente o projeto terminou, mas deixou seu legado positivo não só nos seus participantes, mas nos professores e diretores que guardam por nós, um tanto de carinho e saudade. (Equipe do Mais Educação: Prof.ª Marta Lucia Spezanes Monnerat e prof.ª Maria do Carmo Vasconcellos – Elaboradoras e Coordenadoras, Ian Medeiros – ator, cantor, orador, oficineiro, montador etc, e Marcos Antônio dos S. Silva – Diretor Geral da EMAC, incentivador e apoiador).