A Mintel (www.mintel.com), instituto de pesquisa que monitora os principais lançamentos e tendências de mercado em diversas categorias, provendo insights para a tomada de decisão de seus clientes, listou como case de destaque em seu relatório de tendências de consumo a mudança na composição dos rótulos da linha de garrafas de 600 ml e de um litro da Itaipava para um papel 100% reciclado, que integra um movimento cíclico de reaproveitamento do insumo, tornando a produção mais sustentável.
Após o uso, os novos rótulos retornam para as papeleiras, entrando novamente no processo de fabricação de novos insumos a base de papel. Este novo processo é liderado pelo departamento de Pesquisa e Desenvolvimento de Embalagens do Grupo Petrópolis, em parceria com o Grupo Savasa Impressores. O investimento inicial do Grupo Petrópolis neste projeto foi cerca de R$ 400 mil.
O novo processo de reciclagem empregado para os rótulos passa por seleção dos materiais, preparação da polpa de papel e transformação em bobina de papel reciclado. No processo de produção dos rótulos, a empresa recebe a bobina e aplica as tintas e vernizes para realizar a impressão e finaliza o processo com o corte no formato desejado.
Além do ganho ambiental com o uso dos novos rótulos, o Grupo Petrópolis estima economizar 8% em relação ao material que é usado atualmente, o que representa uma economia de R$ 1 milhão ao ano na cadeia produtiva. Os próximos passos agora são viabilizar a produção em grande escala e estender o projeto para demais itens do portfólio do Grupo.