A Prefeitura assinou uma parceria para desenvolver um plano com foco em novos roteiros e incentivos ao turismo nos próximos 10 anos
Reconhecida por suas paisagens deslumbrantes e por abrigar o maior acervo de obras de Oscar Niemeyer fora de Brasília, Niterói avança para se firmar como um dos principais destinos turísticos do Brasil e do mundo. Com base no crescente potencial do setor, a Prefeitura firmou uma parceria para a criação de um Plano Estratégico de Turismo, que traçará diretrizes para o desenvolvimento do turismo na cidade ao longo dos próximos 10 anos.
A assinatura do termo de cooperação, publicado no Diário Oficial desta quinta-feira (19), envolve a Prefeitura de Niterói, o Núcleo de Projetos da Faculdade de Turismo e Hotelaria (FTH) da Universidade Federal Fluminense (UFF), e o Laboratório de Políticas, Governança e Turismo, que juntos formarão o Grupo de Pesquisa Turismo, Gestão e Territórios. Esse grupo será responsável pela elaboração do Plano Estratégico de Turismo de Niterói 2024-2034, com foco em um planejamento participativo. O Conselho de Turismo de Niterói, lideranças locais e a Niterói Empresa de Lazer e Turismo (Neltur) estarão diretamente envolvidos, garantindo que a construção do plano atenda às reais demandas da cidade.
Segundo André Bento, presidente da Neltur, a necessidade de um plano robusto surgiu após análises que mostraram demandas fundamentais para o desenvolvimento do turismo em Niterói, envolvendo áreas como infraestrutura, governança, promoção e marketing.
“Esse plano será decisivo para transformar Niterói em um destino ainda mais atraente para turistas, ao mesmo tempo em que fortalecerá o desenvolvimento econômico e social da cidade. Será construído com ampla participação da população e do setor turístico local, o que garantirá seu alinhamento com as necessidades do dia a dia”, explica.
O projeto inclui a identificação de novas oportunidades de negócios e roteiros turísticos, além de prognósticos para o crescimento sustentável do turismo em Niterói. As ações contempladas visam aumentar a competitividade e atratividade da cidade como destino, embasando decisões sobre infraestrutura, estratégias de marketing, preservação e gestão dos recursos turísticos.
Um tesouro turístico às margens da Baía de Guanabara
Entre as iniciativas contempladas pelo plano está o incentivo ao setor de hospedagem, que já conta com cerca de 2.300 leitos, distribuídos entre hotéis, pousadas e serviços de cama e café. Recentemente, duas grandes redes internacionais, o Hotel H e o Best Western, inauguraram unidades na cidade. Além disso, hospedagens em apartamentos e casas via plataformas como AirBnB têm crescido, especialmente na Região Oceânica e Zona Sul.
O turismo internacional também está em alta. De acordo com os registros dos Centros de Atendimento ao Turista (CATs) da Neltur, Niterói já recebeu visitantes de países como Alemanha, México, Rússia e Coreia do Sul, além de turistas de várias regiões do Brasil, como Minas Gerais e Pernambuco. A localização privilegiada da cidade – a apenas 13 minutos do Rio de Janeiro via Ponte Rio-Niterói e 20 minutos de barca – torna-a uma escolha conveniente para quem deseja explorar as belezas naturais e culturais da região. Com 12 praias, 35 trilhas mapeadas e 15 rotas no Parque Estadual da Serra da Tiririca, Niterói se destaca como destino para o ecoturismo. A cidade também se consolida como a capital da vela e conta com o maior número de clubes de canoa havaiana do estado, além de sediar eventos esportivos de grande porte, como o Itacoatiara Big Wave, de surfe, e torneios de beach tennis e bodyboard.
Além de suas belezas naturais, Niterói possui polos gastronômicos e culturais, como a Reserva Cultural e o Forte do Pico, que atraem visitantes e estimulam a economia local. A cidade também se destaca por suas escolas de samba, como a Unidos do Viradouro, Acadêmicos do Cubango e Acadêmicos de Niterói, que contribuem para o potencial turístico do Carnaval.