Mais um trabalho de sucesso sendo reconhecido internacionalmente. Na Rússia desde o mês de maio, Pablo Guerreiro vai consolidando-se como um profissional cada vez mais requisitado mundo afora. Além dos workshops em várias cidades do país, o corógrafo e professor de samba foi convidado para falar um pouco mais sobre o samba e a cultura preta em uma palestra realizada pelo Centro Cultural Iberoamericano, em Moscou. No evento, transmitido pela TV Brics, Pablo teve a oportunidade para falar sobre o carnaval e as técnicas que usa na movimentação corporal do samba.
“Foi de imensa responsabilidade e honra estar em um espaço de referência cultural e que fomenta a cultura preta, a América Latina. Como diz Ney Lopes, a cultura afro-ameríndia, que nos representa dentro das diásporas por meio do carnaval e suas histórias, seus personagens, das tecnologias que foram criadas a partir do samba, a partir da cultura de festa, é sempre revigorante. Ter a sala lotada e muita curiosidade em torno do tema mostra que o carnaval tem um potencial de reunir todas as pessoas”, diz o profissional que está no país pela segunda vez.
nesta temporada, Pablo está a convite do Move Rhythm Dance, projeto dirigido por Yulia Romanova e que desenvolve um importante trabalho no estudo da cultura brasileira. Após a turnê, que termina no dia 10 de junho, Pablo retorna ao Brasil mas já com nova agenda para os Estados Unidos, onde foi convidado para uma residência artística em Milwaukee, durante o mês de agosto.