Dois monumentos foram alvo de vandalismo na Praça Nossa Senhora da Paz, em Ipanema, Zona Sul do Rio, na quarta-feira (28). As peças, que precisaram ser recolhidas para a restauração, tiveram partes furtadas. O caso está sendo investigado pela Polícia Civil.
Segundo a Secretaria Municipal de Conservação, a estátua do senador Pinheiro Machado teve suas hastes de sustentação furtadas, o que levou à remoção preventiva da peça, que se encontra em bom estado. Além disso, a estátua feminina que representava ‘A Glória’ foi arrancada de sua base e, devido aos danos, também precisou ser removida para restauração.A Guarda Municipal foi acionada e os agentes atuaram no local, resguardando os monumentos até sua retirada para restauro. Segundo testemunhas, os suspeitos de cometerem o ato teriam sido usuários de droga, que tentaram remover os monumentos, mas só conseguiram levar uma parte deles.
O caso foi registrado na 14ª DP (Leblon) e está sendo investigado. A Secretaria Municipal de Conservação acrescentou que os valores ainda estão sendo mensurados e as estátuas estão em fase de análise e diagnóstico para restauro. “A Gerência lamenta profundamente os episódios de vandalismo contra o patrimônio público”, finalizou.