Evento de contrapartida do Passaporte Universitário foi montado na entrada do bairro no último sábado
A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Formação, realizou no último sábado (03) mais uma edição do ‘Passaporte em Ação’, que oferece serviços diversos à população com beneficiários do programa Passaporte Universitário. As tendas foram montadas às margens da rodovia RJ-106, na entrada do bairro do Condado, onde estudantes da UniLassale fizeram uma busca ativa por moradores para utilizarem os serviços, que incluíam medição de glicose e pressão arterial, informações sobre microempreendedorismo e assessoria jurídica e tecnológica.
A atividade vale como contrapartida para os estudantes para com o programa. Entre os cursos representados no evento estavam Administração, Contabilidade, Direito, Enfermagem, Fisioterapia, Medicina, Nutrição, Psicologia e Serviço Social. Uma das moradoras levadas ao local pelos alunos, a dona de casa Suely Cerqueira da Luz, 76 anos, elogiou a iniciativa.
“É muito bom porque dão uma atenção especial para a gente, achei maravilhoso”, disse ela.
Morador do Bairro da Amizade, João Lucas Galdino foi inicialmente acompanhar a namorada, beneficiária do PU, e acabou obtendo informações importantes sobre o curso onde pretende ingressar.
“Tenho a intenção de cursar Direito e foi bom vir para conhecer melhor. Quem sabe, ano que vem consigo pelo Passaporte”, projetou ele, que tem 19 anos.
Na avaliação do secretário Vitor Silveira, o ‘Passaporte em Ação’ é o momento em que a comunidade começa a obter o retorno do investimento feio no programa.
“No fundo ele é bom para todos, porque alia a prática de quem estuda, o benefício para a população e a observação dos professores. É um benefício coletivo necessário”, frisou ele.
A próxima edição do ‘Passaporte em Ação’ está prevista para o próximo sábado (10/08), no residencial Carlos Marighella, condomínio do programa ‘Minha Casa Minha Vida’ de Itaipuaçu. Diversos cursos e instituições estarão representados nas tendas a serem montadas ao lado do posto de saúde da comunidade.