Mais de 1 milhão de pessoas vivem em áreas de risco de inundação no Rio, aponta especialista em podcast sobre crise climática – Povo na Rua
         

Mais de 1 milhão de pessoas vivem em áreas de risco de inundação no Rio, aponta especialista em podcast sobre crise climática

Com o tema “Juventude, dados e mobilização”, o terceiro episódio do Rio de Encontros Podcast já está disponível nas plataformas de podcast – Spotify e outras. Apresentado pela jornalista Anabela Paiva, o programa recebe como convidadas especiais Maria Ribeiro, Representante do Rio no G20, Jovem Negociadora pelo Clima e integrante do Data_Labe, co-desenvolveu o Cocozap, projeto que mapeia o saneamento nas 16 favelas da Maré por meio da geração cidadã de dados, e Luize Sampaio, especialista em dados e Coordenadora de Informação da Casa Fluminense, onde monitora e incide sobre as desigualdades da Região Metropolitana do Rio a partir dos eixos de raça, gênero, clima e economia.

Na conversa, Ribeiro compartilha sua experiência com o projeto Cocozap, que mapeia condições de saneamento nas favelas da Maré a partir da coleta de dados dos próprios moradores.

Luize Sampaio discute as conclusões do último Relatório Casa Fluminense, que denuncia as consequências da crise climática nas periferias cariocas e evidencia a missão do governo estadual em implementar políticas públicas para mitigação dos impactos ambientais.

“A partir do Mapa da Desigualdade de 2023, fizemos um esforço para integrar a justiça climática com o racismo ambiental. A Casa Fluminense sempre monitora a situação considerando quatro dimensões de justiça — racial, econômica, de gênero e climática — e, neste ano, buscamos uma abordagem transversal para todos esses dados. Foi um desafio, mas os resultados foram significativos. Desde o ano passado, esses dados subsidiaram ações nossas, como a ação civil pública coletiva contra o governo de Cláudio Castro, que também foi impulsionada pelos resultados do mapa.”, conta Sampaio, que explica que os levantamentos foram  entregues ao Ministério Público do Rio de Janeiro para ações governamentais mais efetivas.

O episódio também conta com perguntas de Vanessa Campagnac, doutora em ciência política e gerente de dados e comunicação da república.org, e Gisele Moura, ativista da Rede Favela Sustentável, que abordam questões sobre o papel da mobilização e da produção de dados locais para a implementação de políticas públicas no enfrentamento à crise climática.

Podcast Rio de Encontros, iniciativa do Instituto 215 com apoio da ESPM Rio, propõe ampliar o diálogo sobre os impactos ambientais no Rio de Janeiro. Em sua primeira temporada, o programa traz episódios quinzenais sobre temas como juventude, clima, tecnologias verdes e estratégias de enfrentamento à crise climática na metrópole carioca.

Redes sociais: https://www.instagram.com/riodeencontros/