Light pede à Aneel aumento emergencial da conta de luz para aliviar crise – Povo na Rua
banner vacina

Light pede à Aneel aumento emergencial da conta de luz para aliviar crise

Distribuidora de energia do Rio de Janeiro, a Light apresentou à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), na semana passada, uma proposta que, entre outros pontos, envolve uma revisão tarifária extraordinária. A solicitação ao órgão relugador do setor conempla as atuais condições de prestação do serviço, da sustentabilidade econômica da empresa e discutiu potenciais ações que poderiam amenizar a crise financeira que a companhia atravessa.

De acordo com informações publicadas no jornal Estado de São Paulo, o Ministério de Minas e Energia também foi convocado para auxiliar na construção de uma solução, afirmou uma fonte. Caso fosse efetivada uma revisão tarifária, a companhia poderia ter maior fôlego para honrar seus compromissos. O grupo anda com o caixa apertado e os credores da companhia têm pressionado a empresa, que busca negociar prazo.

Em tempo, a Light tem conseguido evitar o pagamento de vencimentos junto a debenturistas e outros credores financeiros por meio de uma liminar que cessou as cobranças para que haja uma mediação, por um prazo de 30 dias, prorrogáveis por igual período.

Pelo menos metade dos credores está questionando o instrumento legal utilizado pela empresa para evitar execuções e a cobrança de suas dívidas, assim como a própria mediação. Parte deles também se reuniu com a Aneel para expressar sua indignação e alertar sobre os riscos ao mercado.

A Light alega que com a mediação não quer obter descontos nos compromissos, mas prazo para que possa conquistar uma solução mais definitiva para sua distribuidora, o que passa pela renovação de seu contrato de concessão, já que o atual vence em 2026.

Receba as notícias por e-mail

Siga o Povo Na Rua

Facebook Instagram