Após um hiato de dois anos, o Desfile das Escolas de Samba do Grupo Especial promete se destacar pela emoção, sem deixar de lado os detalhes técnicos que fazem o carnaval no Sambódromo ser o “maior espetáculo da Terra”! Na noite desta segunda-feira, 20 de dezembro, a LIESA aprovou por unanimidade e anunciou os nomes das 45 pessoas que irão compor o júri técnico do Desfile do Grupo Especial.
O quadro de julgadores teve poucas mudanças em comparação à 2020. Sete novos integrantes farão parte do júri e substituirão pessoas que faleceram, que pediram para sair ou que foram trocados por remanejamento natural.
Este ano, a LIESA recebeu teve recorde de currículos de pessoas se candidatando às novas vagas de julgadores. Surpreso com a quantidade e a qualidade dos currículos, Júlio César Guimarães, coordenador de julgadores da LIESA comentou que a Liga Independente já pode pensar em organizar um Banco de Julgadores. Todos os novos jurados foram selecionados através de currículos que a entidade vem recebendo desde o Carnaval 202: “Todos, além de possuir um excelente nível acadêmico, fazem diversos tipos de pesquisa e trabalhos com as Escolas de Samba há bastante tempo. Ao serem entrevistados, demonstraram profundo conhecimento sobre os desfiles na Marquês de Sapucaí – frisou Júlio César Guimarães.
Curso de Julgadores
Em 2022, a LIESA promoverá um Curso de Julgadores de 24 a 26 de janeiro. Jorge Perlingeiro, presidente da entidade, destaca a importância da realização do curso:
— “Reuniremos os julgadores de três quesitos em cada um desses dias. Também serão convocados diretores de bateria, de carnaval, de harmonia, coreógrafos de comissões de frente e de casais de mestre-sala e porta-bandeira, para que os critérios fiquem bem claros para quem julgará e para quem será julgado” – afirmou, esclarecendo que o cronograma completo do curso será definido logo nos primeiros dias de janeiro.
Mudanças em 2022
Ao fazer o encerramento do encontro, Jorge Perlingeiro afirmou que, no próximo ano, os 45 julgadores ficarão hospedados em um hotel no Centro durante os dias do Desfile das Escolas de Samba do Grupo Especial. A medida tem o objetivo de evitar o desgaste físico no transporte de micro-ônibus até a residência como era feito nos anos anteriores.
O presidente da LIESA também confirmou que as justificativas das notas diferentes de 10 serão divulgadas pelo site LiesaNet antes do desfile do Sábado das Campeãs. Além disso, Perlingeiro anunciou o retorno do jantar de apresentação oficial dos julgadores às escolas de samba e imprensa, que será realizado duas semanas antes do carnaval. Durante este encontro, os julgadores de cada quesito sortearão os módulos onde atuarão na Avenida.
Logo abaixo, a relação dos 45 julgadores que atuarão em 2022:
Evolução
Gerson Martins
Gustavo Paso
Lucila de Beaurepaire
Matheus Dura
Verônica Cristina Valente Torres
Bateria
Ary Jayme Cohen
Mila Schiavo (novo julgador)
Leandro Luís de Oliveira
Philipe Galdino Davis
Rafael Barros Castro
Harmonia
Bruno Marques
Rodrigo Lima (novo julgador)
Deborah Weiterschan Levy
Jardel Maia Rodrigues
Mirian Orofino Gomes
Comissão de frente
Gleice Ribeiro de Souza
Rafaela Riveiro Ribeiro
Raffael Araújo
Raphael David Filho
Paola Novaes (novo julgador)
Fantasia
Helenice Gomes
Paulo Paradela
Regina Oliva
Sérgio Henrique Silva
Wagner Louza de Oliveira
Samba-enredo
Alfredo Del-Penho
Alice Serrano
Clayton Fábio Oliveira
Alessandro Ventura (novo julgador)
Felipe Trotta
Enredo
Arthur Nunes Gomes
Johny Soares
Marcelo Rodrigues Figueira
Carolina Vieira Thomaz (novo julgador)
Nilton Santos da Silva (novo julgador)
Alegorias e adereços
Madson Oliveira
Fernando Lima
Soter Bentes
Teresa Piva
Walber Ângelo de Freitas
Mestre-sala e porta-bandeira
Áurea Hämmerli
Teresa Petsold (novo julgador)
Mônica Barbisa
Paulo Rodrigues
João Wlamir