Jovens ativistas do Norte e Nordeste do Brasil desembarcam no Rio de Janeiro com um objetivo: levar as demandas da juventude por uma transição energética justa para o centro do debate do G20. A campanha “Acende Aí: Vozes das Juventudes por uma Transição Energética Justa“, liderada pela Aliança de Juventudes pela Governança Energética e a Purpose Brasil promove uma série de atividades entre os dias 14 e 19 de novembro, no Morro Santo Amaro, favela entre o Centro e a Zona Sul do Rio de Janeiro.
Subir o morro, neste contexto, simboliza a escalada da juventude em busca de um futuro energético mais limpo e justo para o Brasil. Durante a imersão, jovens ativistas, lideranças comunitárias e especialistas vão debater o papel da inovação e da tecnologia na transição energética, com uma parceria inédita com o coletivo 2050, através de inteligência artificial e outras ferramentas. O evento contará com a participação de nomes como Natalia Mapuá, jovem líder indígena Mapuá-Marajoara e Diretora Executiva da ONG COJOVEM, e Vic Argolo, mulher trans, comunicadora e mestranda em Comunicação na UFPA.
No dia 15 de novembro, a imersão no Morro Santo Amaro receberá a visita de Marcus Barão, líder do Y20 (Grupo de Engajamento da Juventude do G20). A campanha “Acende Aí” questiona o modelo energético atual, marcado pela exploração de combustíveis fósseis e pelas contradições entre as promessas climáticas do Brasil e a realidade de muitas comunidades afetadas pela degradação ambiental. A iniciativa defende uma transição energética justa, com centralidade nas vozes periféricas, amazônidas e de grupos historicamente marginalizados.
“A participação dos coletivos do Norte e Nordeste no G20 é essencial para destacar temas como energia renovável e impactos socioambientais. Essas regiões, historicamente afetadas por decisões globais sem ter voz nos debates, podem contribuir para que políticas internacionais e nacionais façam sentido no dia a dia das comunidades. O G20 ganha uma visão mais completa da realidade brasileira, onde a sustentabilidade precisa considerar as especificidades de cada território.” Defende Yane Mendes, 29 anos, cineasta periférica da favela do Totó em Recife, educadora social. Coordena a rede Tumulto, grupo que promove articulação, comunicação e formação com periferias da cidade, faz parte da ANJF (Articulação de Negras Jovens Feministas) e constrói o MAPE (Mulheres do Audiovisual de PE).
“Essa troca no G20 fortalece nossas estratégias e reivindicações, alinhando políticas públicas que refletem a realidade dos territórios e apoiam suas economias locais. Somente com participação popular e a presença de todas as regiões podemos enfrentar os desafios em relação ao desenvolvimento que se agravam no mundo.” Conclui.
Futuro Energético: Brasil bate recorde de energia limpa
Segundo a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), o Brasil bateu recorde de geração de energia limpa em 2023, com 93,1% de toda a energia gerada vindo de fontes renováveis. As hidrelétricas responderam pela maior parte da geração, mas a produção de energia eólica e solar cresceu 23,4%.
A campanha vai além da imersão no Morro Santo Amaro e convida o público a participar de um evento especial no Centro Cultural Lado B. Com uma programação diversificada que inclui roda de conversa, exposição, atividades artísticas e um buffet de culinária amazônica oferecido pelo Tucumã, Espaço Amazônico, o evento promete uma experiência rica e engajadora. A campanha também realizará uma intervenção artística na cúpula do G20 e a entrega de um kit de resposta rápida contra a exploração de petróleo, demonstrando seu compromisso com a causa. Junte-se ao movimento por uma transição energética justa e amplifique as vozes das juventudes brasileiras!
A campanha “Acende Aí” convida a todos a se juntarem ao movimento por uma transição energética justa e a amplificar as vozes das juventudes brasileiras.
Serviço:
G20 – “Acende Aí: Vozes das Juventudes por uma Transição Energética Justa”
Disponibilidade da comitiva para entrevistas – de 14 a 18 de novembro
Eventos abertos ao Público
SEXTA – 15 DE NOVEMBRO
Ação de Arte e Ativismo com artistas convidados Morro do Santo Amaro
Endereço: 2050, Rua Santo Amaro, 349. Morro Santo Amaro, RJ.
SÁBADO – 16 DE NOVEMBRO
Gira de Saberes: O que as juventudes querem para uma transição energética justa? Coquetel de lançamento do Manifesto Slam Acende Aí • DJ Rafa Miliato
Endereço: CC Lado B Rua Primeiro de Março, 14 – Centro, RJ.
Lado B: Rua primeiro de Março, 14, Centro.