O volante José Welison realizou exames médicos e deve ser a nova contratação do Botafogo para o restante da temporada. O volante chega por empréstimo até o fim do Campeonato Carioca de 2021 e vai atuar em uma das funções mais carentes do time de Bruno Lazaroni, a de primeiro volante.
O jogador de 25 anos, revelado pelo Vitória (BA), passou as últimas três temporadas no Atlético-MG entre altos e baixos. Emprestado na temporada de 2018 ao Galo, o volante começou a ter atuações consistentes e foi contratado em definitivo pelo clube mineiro. Primeiro volante clássico, mais de marcação do que de construção de jogo, Zé Welison se destacou pela raça e entrega nos jogos, mas começou a cair de rendimento em 2019, ano que mais jogou pelo Atlético.
“Ele não conseguiu manter o nível de atuação e mostrou algumas limitações técnicas mais sérias, como questão de passe e proposição de jogo. É um cara que tem mais dificuldade do meio pra frente. E acabou caindo em desgraça aqui depois de uma falha num clássico, o 3 a 0 na Copa do Brasil que o Cruzeiro aplica no Atlético (jogo de ida das quartas de final) e praticamente sela a eliminação. Ele falha num lance capital com o Réver. Isso quase que inviabiliza a sequência dele aqui. Mas ele seguiu no elenco e só saiu de vez quando o Sampaoli chegou.”
A análise é de Henrique Fernandes, comentarista da Globo em Minas Gerais. Para o jornalista, são justamente essas características de um primeiro volante dos velhos tempos que fizeram com que José Welison perdesse espaço com o técnico argentino. De acordo com Henrique, apesar da capacidade de marcação, a dificuldade com a bola no pé foi determinante para que o volante ficasse encostado no elenco atleticano.
Mas não é só na posição de primeiro volante que o jogador pode suprir a carência no elenco alvinegro. José Welison também pode ser improvisado na lateral direita, função que já exerceu no Vitória. Por outro lado, o volante sofreu lesões com certa frequência ao longo da carreira. Conforme Raphael Santana, repórter do Globo Esporte que cobria o dia a dia do clube baiano no período em que o jogador esteve por lá, o volante ainda tem como arma o chute de média distância.
Caso concretize a negociação, José Welison será a segunda contratação do Botafogo desde a chegada do gerente de futebol Túlio Lustosa. Se vai ser titular do time Bruno Lazaroni ainda não é certo, mas chega para uma das posições mais carentes do elenco, que vinha improvisando o zagueiro Rafael Forster como primeiro volante. (Com informações do GE.com)