A mensageira de uma das notícias mais aguardadas do ano é uma das maiores divas
da Música Popular Brasileira: Alcione. A Marrom emprestou sua voz, carisma e o sorriso lindo
para o anúncio oficial da chegada do Natal brasileiro, que há mais de 30 anos é feito pela Leader
Magazine.
Na última quinta-feira, dia 22 de outubro, foi ao ar o filme de um minuto preparado
pela Leader para o início da campanha, cujo mote é: “Já é Natal, por que você precisa sorrir”. A
mensagem foi pensada com muito cuidado para traduzir o dilema pelo qual o mundo todo está
passando: está sendo difícil, mas a vida continua.
De forma respeitosa, a marca procurou imprimir às peças um sentimento de
solidariedade e carinho, em um dos momentos mais delicados e conturbados da vida da
população. A intenção é alcançar a todos e trazer um pouco de alegria e sorriso.
“Lançar uma campanha de Natal neste momento foi um dos maiores desafios da carreira
de todos nós. Ser respeitoso, sensível e solidário sem perder a mensagem de esperança de que
dias melhores virão. Daí a escolha do sorriso, como representação da esperança”, afirma o
diretor de marketing da rede varejista, Alberto Pirro.
A gravação do comercial, feita sob rígido protocolo sanitário, procurou traduzir a
essência da família brasileira, desde a locação até a escolha de atores. O cuidado foi tomado
cena a cena. Em um dado momento do filme, uma criança aprende a andar de bicicleta com o
pai e é beijada pela mãe. Os atores eram, de fato, pai e mãe da pequena atriz. A casa, cenário
do filme, era uma autêntica “casa de vó”, tradicional, para que pudesse representar lares típicos
e que as pessoas pudessem se ver nas cenas ou lembrar de momentos felizes passados em
família.
Marrom estava divina. A cantora revelou estreita relação com a marca. “A primeira vez
que entrei na Leader foi pertinho do Natal e como a minha família é grande, e eu vivo querendo
mandar coisas para o Maranhão, o que me atrai é que ali tem tudo. Você pode comprar roupa,
lençol e brinquedo na mesma loja. E eu adoro encontrar tudo em um só lugar. Além disso, volta
e meia busco na Leader peças para o figurino dos meus shows”, lembrou.
Ao longo dos anos, a Leader tem investido na aproximação da marca com o universo
musical. Já entoaram o jingle mais famoso do Natal brasileiro nomes como: Ivete Sangalo, Chay
Sued, Roupa Nova, entre outros. Desta vez, no entanto, a produção foi mais longe no rigor
artístico e convidou para a execução do jingle alguns dos maiores profissionais da música
brasileira. A produção da música ficou por conta de Andre Vasconcellos, que já trabalhou com
Djavan, Caetano Veloso, Gal Costa, Beth Carvalho, entre outros. E, atualmente, toca com
Hamilton de Holanda. O arranjo coube ao Rafael dos Anjos, que atualmente toca com Diogo
Nogueira. “Não tenho dúvidas em afirmar que o rigor na execução musical fez desse filme uma
das melhores peças musicais já produzidas pela publicidade brasileira. Foi nossa intenção. Trazer
músicos que nos ajudassem a transmitir a mensagem nos mínimos detalhes”, afirma Pirro.
A gravação do filme contou também com a presença da apresentadora Jana Moraes,
apresentadora das lives semanais e o rosto da Leader nas redes sociais. A campanha de Natal da
rede não se restringe apenas às peças presentes nas 90 lojas físicas espalhadas pelo Brasil. Ela
será veiculada nas principais emissoras de TV aberta e fechada do país, rádios e jornais. Está
prevista uma ação de ativação, que levará a campanha a dez cidades através de um desfile
noturno, com muita música e a presença de Papai Noel. Além dos conteúdos digitais feitos
especialmente para o Facebook, o Twitter e o Instagram.
Para o desenvolvimento da campanha, o time de marketing da Leader trabalhou junto
com Leo João (Diretor de Criação), Ronaldo França, diretor da Cria Comunicação, e Glaucio
Ayala, Diretor da Drive Filmes (produtora dos filmes e da trilha sonora).