O Grupo Pela Vidda completa 35 anos de luta e ativismo social em defesa das pessoas atingidas pela epidemia de HIV e Aids e na promoção de direitos da população LGBTQIA+, e para celebrar a data uma grande ação de retificação de nome civil para pessoas trans será realizada nesta quinta-feira, 8 de agosto, às 14h na sede da ONG, localizada na Avenida Rio Branco, 135- Sala 709, no Centro do Rio. Ainda neste mês de agosto será realizado um encontro para uma avaliação política das conquistas e os retrocessos no enfrentamento à epidemia de HIV e AIDS. Na ocasião também serão oferecidas ações de testagem rápida contra Infecções Sexualmente Transmissíveis e distribuição de matérias de prevenção.
O Grupo Pela Vidda do Rio de Janeiro (GPV-RJ) foi fundado em 24 de maio de 1989, pelo escritor Herbert Daniel. Trata-se do primeiro grupo fundado no Brasil por pessoas vivendo com HIV e AIDS, seus amigos e familiares. Suas ações e iniciativas são garantidas pela intensa dedicação de voluntários e de profissionais engajados na luta contra a epidemia no país.
São várias pessoas envolvidas no cotidiano da organização, entre elas, usuários e funcionários, além de um importante quadro de voluntários que atuam em várias ações, projetos e atividades pontuais e/ou estratégicas, como por exemplo: manifestos, Dezembro Vermelho, eventos, entre outros. Somente em nosso ato político de 1º de dezembro em 2007 tivemos aproximadamente 150 voluntários envolvidos na organização e execução.
Centro de Referência Jovana Baby
O Grupo Pela Vidda RJ (GPV-RJ) criou o Centro de Referência Jovana Baby, uma homenagem à figura nacionalmente reconhecida no ativismo pelos direitos trans. Este centro pioneiro em sua proposta é dedicado à identificação civil, com foco na alteração de nomes nos documentos, como certidões de nascimento e RG. A primeira ação concreta do Centro de Referência foi realizada no dia 30 de janeiro. O segundo mutirão foi realizado no dia 5 de março na sede da instituição que há 35 anos luta pelas causas e direitos LGBTQIA+.
Para retificação é necessário apresentar os seguintes documentos originais para tramitar o processo: Identidade, CPF, título de eleitor e certidão de nascimento.
Esse processo de reidentificação civil é uma etapa fundamental para a garantia do reconhecimento e respeito às identidades trans. O Grupo Pela Vida RJ tem se destacado por suas iniciativas inovadoras e comprometidas com a promoção de direitos e o combate a discriminação.
”Essa iniciativa representa um passo significativo na luta pelos direitos trans e na construção de uma sociedade mais inclusiva, reconhecendo a importância da identidade de gênero e promovendo a dignidade e o reconhecimento legal para todos. O Grupo Pela Vidda RJ reitera seu compromisso em contribuir para a construção de um futuro mais justo e igualitário para a comunidade trans” ressalta a advogada do grupo, Maria Eduarda Aguiar.
Serviço:
Local: Grupo Pela Vidda
Dia: 8 de agosto
Horário: 14h
Endereço: Avenida Rio Branco, 135- Sala 709. Centro do Rio.