Fundador da Doutores da Alegria, Wellington Nogueira ministra palestra no Rio – Povo na Rua
banner vacina

Fundador da Doutores da Alegria, Wellington Nogueira ministra palestra no Rio

 

Atuando no Rio de Janeiro desde 2009, Doutores da Alegria inicia mais uma importante parceria para levar cultura gratuita a ambientes adversos. No dia 23 de março, Wellington Nogueira, ator, empreendedor social e fundador da organização que completa 32 anos em 2023, realizará palestra inaugural do trabalho que será realizado pela organização no Hospital Getúlio Vargas Filho, em Niterói.

Com objetivo de mostrar o poder humanizador das relações a partir da presença inusitada de um palhaço em um espaço adverso como o hospital, Wellington usa sua própria história na palestra que tem como título “Uma experiência de alegria em meio à adversidade”. Ao longo do evento ele fala, de forma divertida e emocionante, sobre a importância da alegria como potencializadora da criatividade; sobre a transformação de obstáculos em recursos e sobre como a presença inusitada do palhaço pode melhorar as relações humanas em locais adversos, como o hospital.

Doutores da Alegria é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos que transita pelos campos da saúde, da cultura e da assistência social e é reconhecida e premiada internacionalmente pelo impacto de suas ações. Apesar de o trabalho realizado ser gratuito para os hospitais e o público, a organização fez a opção por contratar profissionais formados em Artes Cênicas e com experiência na linguagem do palhaço, ou seja, os profissionais são remunerados e não voluntários.

Sua proposta principal é intervir socialmente tendo a arte como mecanismo de intervenção para crianças, adolescentes e outros públicos em situação de vulnerabilidade e risco social, privilegiando hospitais públicos e ambientes adversos, tendo a linguagem do palhaço como referência. Através de ações programadas e coordenadas entre a sede em São Paulo e as unidades de Recife e Rio de Janeiro, Doutores da Alegria propõe o estabelecimento de um canal onde, além do bem-estar social do público-alvo, também se estabeleçam canais de diálogos reflexivos com a sociedade, compartilhando o conhecimento produzido através de formação, pesquisa, publicações e manifestações artísticas, contribuindo para a promoção da cultura e da saúde e inspirando políticas públicas universais e democráticas para o desenvolvimento social sustentável.

No Rio de Janeiro, sua atuação já é consolidada através do projeto “Plateias Hospitalares”, que conta com uma programação artística e gratuita em 07 hospitais públicos do Estado e do município.

Receba as notícias por e-mail

Siga o Povo Na Rua

Facebook Instagram