O Flamengo volta a campo hoje para o último ato da primeira fase da Taça Libertadores. Já classificado para as oitavas de final com uma rodada de antecipação, o rubro-negro carioca enfrenta no Maracanã, às 21h30, a equipe colombiana do Junior Barranquilla, que ainda brigam pela classificação, apesar da chance ser remota. Mesmo classificado, o Flamengo não pode dar mole, pois uma derrota e uma vitória do Independiente Del Valle (EQU) no outro jogo do Grupo A, contra o Barcelona (EQU) faria com que o time carioca perdesse a liderança do grupo e se classificasse em segundo.
Considerando a situação confortável na competição continental, o técnico Dome deve usar uma equipe alternativa contra os colombianos. Mas o rodízio é justificado não só pela maratona da equipe nas últimas semanas. O Flamengo começa a partir de domingo uma sequência de jogos decisivos. Serão dois jogos por semana até pelo menos a semana entre 8 e 14 de novembro.
A série começa no próximo domingo contra o Inter, no duelo que vale a liderança do Campeonato Brasileiro. As duas equipes estão empatadas no topo da tabela com 34 pontos, e o Colorado leva vantagem no saldo de gols. Na quarta-feira seguinte, o Flamengo inicia a disputa por uma vaga nas quartas de final da Copa do Brasil. O adversário será o Athletico-PR, com jogo de ida marcado para Curitiba.
Depois do Furacão, têm jogos contra o São Paulo e Atlético Mineiro, outros adversários diretos pelo título do Brasileirão. Entre essas duas partidas o Flamengo receberá o Athletico no jogo de volta da Copa do Brasil. O cenário obriga Dome a recuperar os jogadores. Mas nem todos ficarão de fora. O atacante Bruno Henrique está suspenso da partida de domingo por ter recebido o terceiro amarelo, e vai jogar contra o Junior Barranquilla.
Os poupados, entretanto, serão muitos. Filipe Luís, Willian Arão e Thiago Maia estão pendurados na Libertadores, e se recebessem um novo cartão amarelo ficariam de fora da primeira partida das oitavas. Por segurança, eles não devem entrar em campo.
Substituído na quinta contra o Bragantino após sentir dores no joelho, Everton Ribeiro foi dúvida contra o Corinthians. Ele atuou na vitória em São Paulo, mas deve receber um descanso.
O atacante Pedro, que tem muitos minutos em campo nas últimas semanas, é outro que deve ser poupado. Ele deve ser relacionado para a partida, mas ficará como opção no banco. O mesmo vale para o lateral-direito Isla. Após sofrer um corte no testículo contra o Timão, Guastavo Henrique está vetado. Recuperando-se de problemas musculares, Rodrigo Caio e Arrascaeta estão sendo preparados para a partida em Porto Alegre.
A partida será televisionada pelo SBT (no Rio de Janeiro). Porém, além disso, os torcedores poderão acompanhar o confronto pela Conmebol TV, um canal fechado responsável pelas partidas organizadas pela entidade em questão. mO provável time para enfrentar o Junior terá Hugo Souza no gol, Matheuzinho, Thuler, Léo Pereira e Renê; Gerson, Diego, Vitinho, Michael, Bruno Henrique e Lincoln.
Provável escalação do Junior Barranquilla: S. Viera; Piedrahita, Rosero, Mera e Fuentes; Moreno, Pico, Cetré, González e Hinestroza; Valencia.