Além de ter uma semana inteira para trabalhar, algo raro no apertado calendário do futebol brasileiro neste ano, o Flamengo celebrou ontem uma ótima notícia durante a reapresentação da equipe que na terça-feira empatou com o Racing, na Argentina, em 1 a 1, pelo jogo de ida das Oitavas de Final da Copa Libertadores. O atacante Pedro treinou normalmente com bola e não deve ser problema para o jogo de volta marcado para o Maracanã, na próxima terça-feira, 1º de dezembro, às 21h30.
O centroavante Pedro foi ao campo do CT e fez uma atividade, ainda separado do grupo principal, com bola. Em recuperação de lesão muscular na coxa direita, sofrida na Seleção Brasileira, o camisa 21 realizou “trabalho de transição”, conforme divulgado pelo clube, e é preparado para retornar contra o Racing, na próxima terça, pela Libertadores.
Pedro atuou pelo Brasil, contra o Peru no dia 13 de novembro, e retornou ao Flamengo, no dia 15, com o problema muscular. Desde então, desfalcou o Rubro-Negro contra Atlético-GO, São Paulo, Coritiba e Racing, da Argentina.
O Flamengo divulgou nas redes sociais imagens dos dois trabalhando no campo na reapresentação do elenco. A programação já tinha sido executada também na quarta-feira, enquanto os companheiros estavam de folga. A avaliação segue sendo diária para evitar precipitação, mas há otimismo nos corredores do Ninho do Urubu.
Pedro já foi liberado pelo departamento médico e entregue aos profissionais de preparação física. O atacante faz trabalho de transição para recuperar o condicionamento e a expectativa é de que nos próximos dias se junte ao restante do grupo em atividades com bola. Desde a última semana, ele não se queixa mais de dores na coxa lesionada.
Já o zagueiro Rodrigo Caio carece de maior cuidado. A lesão na panturrilha é mais delicada e o longo período de inatividade (desde o dia 22 de setembro pelo Flamengo) pesa nas avaliações para evitar uma nova reincidência do problema. Ontem, o zagueiro fez atividades com bola, mas ainda como parte do tratamento, acompanhado de um fisioterapeuta. As ações são voltadas para movimentação do músculo lesionado e fortalecimento.
Desfalque de última hora no jogo de ida das oitavas de final da Libertadores, contra o Racing, Maurício Isla fez exames ontem e não teve detectada lesão na coxa esquerda. Com um edema, o chileno segue tratamento, mas são boas as chances de ficar à disposição para a decisão de terça-feira, no Maracanã.
Natan e Thuler
Expulsos contra o Racing na partida de ida das oitavas de final da Libertadores, os zagueiros Natan e Thuler foram denunciados pela Conmebol. A entidade abriu processos disciplinares contra os dois, que já cumprirão suspensão automática no duelo de volta, na próxima terça-feira.
Thuler foi expulso após revisão do árbitro de vídeo, por uma entrada considerada de força excessiva. Ele foi enquadrado no artigo 16 do Código Disciplinar da Conmebol, que prevê “suspensão de ao menos uma partida”. Natan foi enquadrado no artigo 16.2 do Código Disciplinar da Conmebol. Ele pode ser suspenso por, no mínimo, duas partidas ou por um período de um mês.
“Gostaria de me posicionar deixando claro para todos que em nenhum momento xinguei o juiz. Quem me conhece sabe que jamais iria fazer isso ou algo do tipo, mas Infelizmente fui escolhido aleatoriamente pra receber o vermelho, que me deixou fora da próxima partida. Peço desculpas a todos, mesmo sem entender até agora tudo que aconteceu. Estou triste com o cartão, mas bola para frente, seguir firme e trabalhando”, disse o zagueiro Natan.