Fiocruz diz que receberá o dobro de lotes de matéria-prima para vacina previstos para março – Povo na Rua
         

Fiocruz diz que receberá o dobro de lotes de matéria-prima para vacina previstos para março

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) disse nesta sexta-feira (12) que receberá o dobro do número de lotes de Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA) – matéria-prima da vacina – previstos para o mês de março.

Segundo a fundação, serão quatro lotes de 256 litros cada. Os insumos, importados da China, vão garantir a produção de cerca de 30 milhões de doses pela Fiocruz. “Com isso, a produção de vacinas na Fiocruz estará garantida até o final de maio”.

Registro definitivo

Nesta sexta-feira, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) concedeu o registro definitivo à vacina da AstraZeneca/Oxford, com etapa de fabricação no Brasil. “Para a vacina foram concedidos dois registros diferentes: um em nome da AstraZeneca, outro da Fiocruz. As duas empresas podem, assim, adotar estratégias diferentes de distribuição e comercialização do produto”, informou a agência.

O pedido de registro definitivo foi feito pela Fiocruz no dia 29 de janeiro. Diferente do uso emergencial, essa autorização permite que a vacina seja comercializada e disponibilizada no país. Ela também poderá ser aplicada em outros grupos, não apenas nos grupos prioritários, como ocorre com o registro emergencial.

Segundo a Anvisa, “o registro definitivo é a avaliação completa com dados mais robustos dos estudos de qualidade, eficácia e segurança, bem do plano de mitigação dos riscos e da adoção das medidas de monitoramento”.