Filipe Luís encontra disputas acirradas pela titularidade na busca pelo ‘Flamengo ideal’ – Povo na Rua
         

Filipe Luís encontra disputas acirradas pela titularidade na busca pelo ‘Flamengo ideal’

Treinador tem boas brigas por vaga nas laterais, além da disputa no ataque entre Gabigol e Plata

Mesmo com apenas duas partidas sob novo comando, a “promoção” de Filipe Luís para o profissional já trouxe novos ares ao Ninho do Urubu: de esperança por um fim de ano com, pelo menos, um título de expressão conquistado. Enquanto ainda aprimora a parte tática de sua equipe, o treinador ainda não tem todos os titulares definidos. Em algumas posições, a briga está mais acirrada, visando o próximo duelo, contra o Fluminense.

A primeira grande atitude do treinador foi dar confiança a um ídolo, que estava praticamente escanteado no último trabalho. Titular em apenas quatro oportunidade com Tite, Gabigol esteve na escalação inicial das últimas duas vitórias, sobre Corinthians e Bahia.

Apesar de mostrar uma tímida evolução, o atacante não conseguiu balançar as redes do adversário. O seu provável concorrente pela vaga, Gonzalo Plata, também esteve em campo em ambos os jogos. No entanto, a tempo do equatoriano recém chegado no clube foi de apenas 21 minutos. Contra o tricolor baiano, quando teve uma maior minutagem, a atuação foi boa e bastante participativa.

Disputa de laterais opostos

Posição em que o comandante da equipe mais entende, as laterais do rubro-negro contam com dois jogadores de estilos diferentes: um mais de marcação, e o outro tendo como principal valência o ataque.

Na esquerda, as distinções são mais tímidas, já que Alex Sandro e Ayrton Lucas entregam ofensivamente. O ex-Juventus tem um estilo mais construtor, enquanto a principal qualidade do seu concorrente é a ultrapassagem em velocidade. Ao longo de 2024, Ayrton demonstrou apresentar carências defensivas, estando um degrau abaixo do companheiro de posição.

Do outro lado, Wesley e Varela dão a impressão que se completam em características. O atleta revelado no Flamengo se destaca com a bola no pé e, mesmo tendo evoluído na parte defensiva, ainda enfrenta dificuldades neste quesito. O uruguaio costuma ser bem seguro na marcação, mas a entrega na construção é baixa para um time que, na teoria, busca propor o jogo.

O treinador tem um raro tempo para treinar, por conta da Data Fifa. Agora, o ele corre contra o relógio para encontrar o time ideal para a partida contra o Fluminense. O clássico será disputado na quinta-feira, às 20h, no Maracanã. Para seguir sonhando com um improvável título do Brasileirão, o Flamengo precisa manter os 100% de aproveitamento com seu novo comandante.