Feriado de São Sebastião será comemorado com moderação em virtude da pandemia – Povo na Rua

Feriado de São Sebastião será comemorado com moderação em virtude da pandemia

Feriado no Rio de Janeiro, o Dia de São Sebastião será comemorado na cidade de forma comedida e diferenciada, sem aglomerações em função da pandemia de covid-19. Mas não faltarão celebrações virtuais para homenagear o santo protetor dos cariocas. Na última segunda-feira, o prefeito Eduardo Paes recebeu a imagem de São Sebastião, das maõs do arcebispo do Rio, Dom Orani Tempesta.

Tradição

Estão previstas a tradicional Missa no Santuário Basílica de São Sebastião, na Tijuca, às 10h, e uma carreata que sairá às 14h30 da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Santa Cruz, em direção à Catedral Metropolitana de São Sebastião do Rio de Janeiro, no Centro da Cidade. Em seguida, será realizada uma Missa Drive In na porta principal da Catedral, às 17h.

“Tempo de Esperança! Neste ano esse é o tema da trezena. Olhando para o futuro, construimos juntos nossos sonhos”, destaca o Cardeal Orani João Tempesta.

Fogos, carreata e missa pelo Facebook na Portela

A diretoria da Portela vai promover uma missa on-line nesta quarta-feira (20), às 9h, para celebrar o Dia de São Sebastião, padroeiro da cidade do Rio, da bateria Tabajara do Samba e da agremiação. As homenagens vão começar ainda de madrugada, às 5h, com alvorada de fogos e toque de clarim.

Por volta das 10h30, terá início a tradicional carreata até a Paróquia São Sebastião, na Praça Manágua, em Bento Ribeiro. Por conta da pandemia, todos os participantes ficarão dentro de seus carros.

A missa na quadra, que será celebrada pelo capelão da Portela, padre Marcelo Freitas, vai acontecer sem a presença de público. Os portelenses poderão acompanhá-la, ao vivo, através do Facebook da agremiação.

 

Confira o que funciona no feriado

Diversos estabelecimentos e serviços funcionarão em horários diferentes do convencional. As agências bancárias, dos Correios e postos do Detran, por exemplo, não funcionarão. As lojas do Saara também não irão funcionar. Já os supermercados, shoppings, pontos turísticos e meios de transporte vão abrir em horário especial. Confira:

Todas as unidades do Extra Hiper funcionarão em horário normal no dia 20 de janeiro. As lojas de Alcântara, Boulevard, Niterói, Teresópolis e Friburgo abrirão das 7h às 22h. Já Tijuca, Nova Iguaçu, Extra Barra, Maracanã, São Gonçalo Centro, Galeão e Cabo Frio, das 7h às 23h. São Gonçalo, Petrópolis, Volta Redonda, Itaipu, Alto da Serra e Itaipava, das 8h às 22h. As unidades do Grande Rio e Carioca, das 8h às 23h. As lojas do Mercado Extra também abrirão normalmente, das 7h às 22h.

As lojas do Pão de Açúcar funcionarão normalmente, das 7h às 22h. As unidades Marquês de Abrantes, Voluntários da Pátria, Américas, Jardim Botânico, Leblon, Paróquia e Ingá ficarão aberta até às 23h. Já as lojas do Flamengo e Copacabana, até às 21h.

Já as unidades do Assaí Atacadista no município do Rio vão funcionar das 8h às 18h no dia 20 de janeiro. As demais unidades no Estado abrirão normalmente, das 7h às 22h.

O Mundial vai abrir as portas até às 14h, com exceção das filiais Recreio e Abelardo Bueno, que ficarão abertas até às 21h. O Guanabara terá o mesmo horário de funcionamento para todas as unidades, de 8h às 22h.

Shoppings

Na Zona Norte, o Nova América em Del Castilho, e o Boulevard Rio em Vila Isabel, lojas e quiosques funcionarão das 13h às 21h e as opções de alimentação das 11h às 22h. Já no Madureira Shopping as lojas e quiosques funcionarão das 15h às 21h e as opções de alimentação das 12h às 21h. As lojas e quiosques do NorteShopping e Shopping Tijuca funcionarão das 13h às 21h; praça de alimentação e restaurantes abrem das 12h às 22h.

Na Zona Sul, no shopping Botafogo Praia, as lojas e quiosques funcionarão das 13h às 21h e os restaurantes a partir das 12h até 21h.

Já na Zona Oeste, o Via Parque Shopping vai abrir as lojas de 15h às 21h e alimentação de 12h às 22h. No Recreio Shopping o horário das lojas é 13h às 21h e da alimentação 12h às 21h. O Barra Shopping vai abrir as lojas de 13h às 21h e alimentação e drogarias de 12h às 22h.

Turismo

Os principais pontos turísticos do Rio também estarão abertos para visitas nesta quarta-feira. O bondinho do pão de açúcar funciona de 10h às 19h, já para o Cristo Redentor, os horários variam de acordo com o acesso: pelo trem do corcovado o acesso é de 8h às 16h30, com entrada até às 15h; pelas vans do trajeto Paineiras-Corcovado o acesso é de 8h às 17h. O AquaRio abrirá de 10h às 18h, com entrada no circuito até às 17h. A roda gigante RioStar também vai funcionar de 10h às 18h.

Transportes

Nesta quarta-feira, o MetrôRio, funcionará das 7h às 23h, como já acontece normalmente nos feriados. Neste dia, a transferência entre as linhas 1 e 2 será feita na estação Estácio. As linhas de ônibus do Metrô na Superfície (Antero de Quental – Gávea e Botafogo – Gávea) também operarão normalmente, em esquema de feriado, das 7h às 22h30.

As linhas 1, 2 e 3 do VLT Carioca terão funcionamento normal no feriado, com operação das 6h à meia-noite e intervalos de 12 a 20 minutos ao longo dia. Já o BRT Rio vai funcionar com a mesma operação usada aos domingos.

A CCR Barcas vai operar com a grade de fins de semana. Sendo assim, na linha Arariboia, as travessias acontecerão a cada 60 minutos das 5h30 às 20h30 no sentido Niterói-Rio, e das 6h às 21h no trajeto Rio-Niterói. Já na linha Paquetá, as viagens ocorrem conforme disponível no site. A linha Cocotá não funcionará.

O padroeiro dos cariocas

São Sebastião nasceu em Milão, na Itália, por volta do século III, embora haja versões de que tenha nascido em Narbonne, na França. Pertencente a uma família cristã, foi batizado em criança. Mais tarde, tomou a decisão de engajar-se nas fileiras romanas e chegou a ser considerado um dos oficiais prediletos do Imperador Diocleciano. Contudo, nunca deixou de ser um cristão convicto e ativo. Em certa ocasião, Sebastião foi denunciado, pois estava contrariando o seu dever de oficial da lei. Teve, então, que comparecer ante o imperador para dar satisfações sobre o seu procedimento.

Diante do Imperador, Sebastião não negou a sua fé e foi condenado à morte, sem direito à apelação. Amarrado a um tronco, foi varado por flechas, na presença da guarda pretoriana. No entanto, uma viúva chamada Irene retirou as flechas do peito de Sebastião e o tratou.

Assim que se recuperou, demonstrando muita coragem, se apresentou novamente diante do Imperador, censurando-o pelas injustiças cometidas contra os cristãos, acusando-o de inimigo do Estado. Perplexo com tamanha ousadia, Diocleciano ordenou que os guardas o açoitassem até a morte. O fato ocorreu no dia 20 de janeiro de 288.

São Sebastião é um santo muito popular e padroeiro do município do Rio de Janeiro, dando seu nome à cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro. Reza a lenda que, na batalha final que expulsou os franceses que ocupavam o Rio, São Sebastião foi visto de espada na mão entre os portugueses, mamelucos e índios, lutando contra os franceses calvinistas.

Além disso, o dia da batalha coincidiu com o dia do santo, celebrado em 20 de janeiro. São Sebastião é o protetor da humanidade contra a fome, a peste e a guerra.