Família Kabagambe inaugura Quiosque Moïse em Madureira – Povo na Rua
banner vacina

Família Kabagambe inaugura Quiosque Moïse em Madureira

A família Kabagambe inaugurou nesta quinta-feira (30/06) o Quiosque Moïse no Parque Madureira. O espaço, localizado próximo ao portão 1, foi cedido à família de Moïse Kabagambe, que ficará à frente da operação. Além de contar com um cardápio inspirado nos pratos típicos do Congo, o local também será um memorial e ponto de celebração da cultura africana. O projeto foi realizado pela Prefeitura do Rio e pela Orla Rio como uma oportunidade de negócio para a família empreender e disseminar a cultura do Congo aos cariocas e turistas.

“Sabemos que nada será o bastante para amenizar a dor da perda do Moïse com aquele crime brutal e é de forma genuína que construímos, de mãos dadas com a família Kabagambe, um legado para honrar a imagem de Moïse e de todo o seu povo. Com esse quiosque, que entregamos a eles depois de 150 dias de idealização e muitos encontros, a cidade do Rio terá uma oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a cultura e a gastronomia congolesa, além de apoiar a família, que terá o quiosque como sua principal fonte de sustento”, disse João Marcello Barreto, presidente da Orla Rio.

O quiosque, desenvolvido pela Orla Rio em parceria com o município, tem 154m² de área total e capacidade para 60 lugares. Com arquitetura e cores totalmente inspiradas na cultura africana, o espaço ainda conta com um grafite exclusivo do artista Airá Ocrespo. O grafiteiro, conhecido por trazer em todas as suas obras o empoderamento negro, desenvolveu uma arte em homenagem ao Moïse e à força congolesa. O local também tem uma arte em azulejos com o rosto do congolês estampado e funcionará como memorial da cultura africana por meio da parceria com o Instituto Akhanda.

“Precisamos muito de símbolos que sejam aquilo que queremos que nosso país represente. O quiosque Moïse serve de exemplo para mostrar que o Rio é um lugar acolhedor a todos que precisam. A ação de hoje é um gesto que demonstra isso e também reforça que não serão tolerados gestos como o ocorrido. A nossa cidade não pode suportar essa atitude. Lamentamos muito pelo o que aconteceu e queremos deixar claro, mais uma vez, que a família é muito bem vinda ao Rio de Janeiro”, discursou o prefeito Eduardo Paes no evento.

Além de ser responsável por todo o projeto, que fica fora da sua concessão, a Orla Rio realizou a instalação do quiosque, com a mão de obra de mais de 50 funcionários totalmente dedicados ao projeto. A concessionária também deu à família a primeira leva de insumos para a produção do cardápio, junto com uma ajuda de custo mensal durante o período de idealização do quiosque, e foi responsável também pela instalação de equipamentos e de todo o mobiliário.

A iniciativa de prestar uma homenagem a Moïse foi anunciada, em janeiro, pelo então secretário municipal de Fazenda e Planejamento do Rio, Pedro Paulo Carvalho. “Tomamos essa decisão, em parceria com a Orla Rio e com a família Kabagambe, de criar um espaço que não fosse somente um memorial a Moïse, mas também um local de difusão da cultura congolesa e africana, administrado por seus familiares. Sabemos que nada é capaz consolar a dor de perder um filho, mas esperamos, com esse gesto, trazer alguma reparação à família”, disse Pedro Paulo.

Ao longo dos cinco meses de construção do quiosque, a Orla Rio também auxiliou a família na abertura de empresa para realização das atividades, além de orientar e promover treinamentos para prepará-los para gerir a nova operação. Essa preparação contou com mais de 100 horas de cursos oferecidos pelo SindRio, consultoria do chef João Diamante, que fez a curadoria na criação do cardápio, e gestão empresarial conduzida pelo consultor de negócios, Cleber Mourão.

Além disso, a equipe de comunicação da concessionária também desenvolveu um projeto de mídias sociais para o quiosque como forma de contribuir para transformar o local em referência cultural do Congo na cidade do Rio, disseminando a história, geografia, culinária e cultura do país. Por meio de parcerias com a Alfatec e a Ambev, o Quiosque Moïse também ganhou equipamentos de frituras e bebidas para impulsionar o seu funcionamento inicial.

O quiosque fica localizado no Parque Madureira Mestre Monarco, próximo ao portão 1, e funcionará de terça a domingo. No cardápio, estarão, no total, 33 pratos de petiscos, pratos principais, guarnições e sobremesas, entre eles Fufu, Liboke e Makayabu, típicos do Congo e com influência brasileira.

Receba as notícias por e-mail

Siga o Povo Na Rua

Facebook Instagram