Exposição infantil no Sesc São João de Meriti terá exibição de curta-metragem em comemoração ao Dia das Crianças – Povo na Rua
         

Exposição infantil no Sesc São João de Meriti terá exibição de curta-metragem em comemoração ao Dia das Crianças

Em comemoração ao Dia das Crianças, a exposição infantil ‘Maréu: Um mergulho no céu, um voo no mar’ terá exibição de curta-metragem a qual foi inspirada. Com um ambiente acolhedor e imersivo, A exibição ocorre dia 12 de outubro, às 14h, no Sesc São João de Meriti.

Destinada ao público da primeira infância, a exposição é inspirada na obra de Nicole Schlegel, produzido pela Caseiras Produções Culturais, e realizado via edital da Petrobras Cultural para Crianças. O curta-metragem ‘Maréu’ retrata o universo do brincar mediante técnicas de animação 2D tradicional, animação stop-motion e projeção em tecidos.

Na exposição a curadora Nicole Schlegel, que é também diretora do filme, compartilha como foi montar um espaço naturalmente calmo e, ao mesmo tempo, estimulante o público para o ambiente de Maréu: “Nesse espaço trazemos a vastidão do mundo da fantasia que é vivenciar a natureza como um todo – no seu mais puro contato com o sublime. Céu e Mar – dois seres tão vastos, alegóricos e (in)tangíveis, que nos cumprimentam diariamente, das mais diversas formas, e nos conectam a nossa essência: nos trazem de volta para o território do livre brincar”

No acervo, os visitantes vão viver uma experiência imersiva no universo do brincar retratado por “Maréu” no filme. Entre luzes, sons e tecidos, as crianças e adultos são convidados a “mergulhar” no espaço que retrata o fundo do mar. Nas salas do acervo é possível identificar as técnicas utilizadas para a criação do céu e estrelas; experienciar a sensação de estar no fundo do oceano; se aconchegar em uma concha grande; assim como interagir com bonecos de pano e muito mais.

“Se a infância é marcada por despropósitos e peraltagens, e meninos e meninas desse Brasil cismam em carregar água em peneira, para onde vai toda essa água quando crescemos? A sala imersiva de Maréu é um mergulho nas profundezas das águas da nossa infância – para as crianças é a oportunidade de encontrar aconchego em um espaço livre para exploração e brincadeira; para os adultos é a possibilidade de reviver aquela criança que se transformava em sereia ao mergulhar no poço, na caixa, no rio ou no mar.”, finaliza Nicole.

Mais sobre o filme ‘Maréu’

No curta produzido pela Caseiras Produções Culturais, a personagem Maréu animada em 2D tradicional, interage com conchas físicas, animadas em stop motion. O mar e o céu são construídos de projeções de imagem sobre tecido translúcido: o diálogo que Maréu estabelece com o Mar e o Céu, promove o contato com o sublime – uma vez que incentiva conversas lúdicas com essas representações. Para trazer o território do livre brincar para a região costeira, adentrou-se o sertão e suas cantigas populares, bebendo

do movimento armorial na trilha sonora, criando melodias análogas às tão familiares canções de roda, sem perder a atualidade.

Teaser 1 | Teaser 2

@curtamareu | @caseirasproducoes | canal no YouTube | caseirasproducoes.art.br | Instagram – @curtamareu