Estação do Guandu é desligada para colocação de nova bomba – Povo na Rua

Estação do Guandu é desligada para colocação de nova bomba

A Estação de Tratamento de Água (ETA) do Guandu foi desligada no início da noite de ontem, para a instalação de um novo sistema de bombeamento do Rio Guandu para a Lagoa Grande. O equipamento renovará a água e, segundo a Cedae, reduzirá os fatores que contribuem para a concentração de algas produtoras da geosmina — que deixam a água com gosto e cheiro ruins. A previsão da companhia é que a estação seja ligada às 7h de amanhã. Por causa da manobra, pode faltar água no Rio e em municípios da Baixada Fluminense. O abastecimento pode levar até 48 horas para ser normalizado.
A bomba será instalada antes da captação de água da estação de tratamento e ajudará também a promover a renovação da água da lagoa, de acordo com a Cedae. o sistema de bombeamento não é a solução definitiva para o problema da geosmina. Isso só acontecerá, destacou a companhia, com a obra de proteção da tomada de água da ETA Guandu, que já tem data para licitação: 1º de junho.
Essa intervenção prevê a construção de um dique para impedir que as águas dos rios Ipiranga, Queimados e Poços se misturem às do Rio Guandu. A obra tem um investimento de aproximadamente R$ 132 milhões e deve durar 24 meses.