O ano letivo pode ser um momento de muitos desafios para crianças e adolescentes. Principalmente, para novos alunos ou para os que estão na reta final do ensino médio. Uma nova escola, novos amigos, novos professores, novas atividades e responsabilidades, tensão para o ENEM. O sentimento de ansiedade em relação ao futuro, sobre como o ano irá se desenrolar, tem as suas particularidades diante da faixa etária do aluno e de suas experiências anteriores no ambiente escolar.
Ana Carolina Medeiros, coordenadora pedagógica do Laboratório Inteligência de Vida (LIV), explica que crianças mais novas, por exemplo, podem ter maior dificuldade em se separar dos pais, de se distanciar dessa relação conhecida, que se intensifica no período de férias quando família se transforma na referência principal da criança.
Já os adolescentes, além das grandes mudanças enfrentadas, a ansiedade pode ocorrer em decorrência de cobranças pela escolha da profissão e por um bom desempenho no vestibular. Além de todas essas questões, em todas as faixas etárias a experiência do ano anterior, com vivências mais ou menos positivas, podem afetar as expectativas para o novo período.
“Além disso, tanto crianças quanto adolescentes podem temer um novo ano escolar por receio de viver novamente situações de desrespeito na interação com colegas, medo de não conseguir manter e criar amizades, além de receio por experimentar casos de bullying. Diante desse cenário é importante acolher os sentimentos dos alunos nesse processo promovendo espaços de fala e escuta em casa e na escola”, comenta Ana.
A coordenadora do LIV dá algumas dicas para aprender a lidar com a pressão ao longo dos desafios do dia a dia escolar, como praticar técnicas de respiração, dividir as tarefas em ordem de prioridades, além de planejar os próximos passos.
Para as técnicas de respiração, vale utilizar aromas leves, que tornam o ambiente mais calmo. E a prática ainda pode ser divertida, ao perceber como o nosso corpo age enquanto damos uma pausa para respirar de forma tranquila.
Uma das técnicas sugeridas é a da respiração longa, onde o aluno inspira pelo nariz e expira pela boca. É interessante que, durante o processo, sejam realizadas pausas de poucos segundos assim como tentativas de focar a atenção para elementos externos, como barulhos e cheiros.
Outra recomendação da especialista do LIV é dividir e priorizar os momentos, quando houver muitas tarefas a serem realizadas.
“Diante de grandes projetos ou dias desafiadores, pode ser interessante dividir as demandas em tarefas menores e ao invés de ficar ansioso com os próximos passos, encarar as tarefas uma por uma. Isso pode ser uma maneira de se manter no presente e ser mais produtivo”, diz Ana.
A incerteza e a ansiedade na conclusão dos projetos pode ser muito normal. A dica aqui é planejar. O planejamento deve ter foco no que precisa ser executado colocando os horários disponíveis para a realização de cada projeto e metas factíveis, para evitar frustações.